SiNUS



SiNUS

A Simulação das Nações Unidas para Secundaristas (SiNUS) tem 15 anos de existência e é um evento voltado para o desenvolvimento moral, acadêmico e cultural de jovens secundaristas de todo o Brasil. Oriundos de mais de 16 estados da federação, 600 estudantes de ensino médio se reúnem em Brasília, durante 5 dias, para debates e interações acerca dos mais diversos temas inseridos na agenda internacional, desde direitos humanos à segurança internacional. Dessa forma, é de grande responsabilidade da organização da SiNUS produzir uma experiência impactante e transformadora para cada um desses jovens.

A maioria dos alunos de ensino médio que participa da SiNUS são alunos de escolas particulares de Brasília como Sigma, Marista, Leonardo da Vinci, Mackenzie, Dinatos COC, Colégio Militar, etc. Eles esperam o ano todo para se organizarem em grupos para participarem da simulação como delegados, juízes, advogados ou jornalistas.

Para além das atividades de simulação, contamos ainda com coquetéis de abertura e encerramento do evento, festas temáticas e a Noite das Nações, em que são expostos pelos participantes elementos culturais dos países que representaram ao longo da SiNUS. Por fim, a SiNUS carrega o compromisso sócio ambiental, destinando 100 vagas do evento a alunos de escolas públicas e adotando medidas sustentáveis, a exemplo da carbocompensação do evento, realizada por uma empresa parceira.

Em 2016 a SiNUS, cujo lema é Respeitar Individualidades e Conectar Coletivos, está planejada para ocorrer entre os dias 20 e 24 de abril, de acordo com a disponibilidade da Escola-Sede parceira. Entendemos a SiNUS pode promover a instituição dentro dos colégios de ensino médio que estão participando, além de envolver os alunos secundaristas do evento no ambiente da universidade, promovendo sua infraestrutura e organização. Além disso, nossa rede social conta com cerca de 6000 curtidas, o que daria bastante visibilidade para a universidade.