Alunos do IESB participam de projeto com estudantes do Ensino Médio

O Centro Universitário IESB realiza o projeto Wikiteca, que oferece aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de se interessarem pelas ciências exatas, engenharias ou áreas tecnológicas. O programa realiza oficinas e minicursos para os estudantes aprenderem na prática o que é ensinado na teoria dentro das salas de aula.

O professor Li López, coordenador do projeto, explica que possui uma equipe de estagiários de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Os alunos dos cursos participam do desenvolvimento de trabalhos, oficinas e minicursos na modalidade de atividades complementares.

Douglas Martins, aluno do 3º semestre do curso de Engenharia Elétrica, é um dos estagiários do projeto. O estudante explica que durante o trabalho produz robôs envolvidos com eletrônica utilizando uma plataforma de hardware livre chamada Arduino. “Estar no Wikiteca é uma oportunidade muito gratificante, já que a todo momento adquirimos novos conhecimentos e aplicamos tudo aquilo que estamos vendo em sala de aula”, ressalta.

Os temas e ideias são entregues pelo professor ou pensadas pelos estagiários, explica Mateus Teodoro, que também trabalha no projeto. O aluno está no 3º semestre de Engenharia de Computação e informa que dá cursos sobre sua área de atuação para os estudantes do Ensino Médio. “É estimulante fazer parte do Wikiteca, porque desenvolve a nossa criatividade e nos capacita a lidar com problemas reais”, ressalta. 

Divulgando os cursos do IESB e executando minicursos para os alunos do Ensino Médio, são as formas de participação do Wikiteca para captação dos estudantes. O programa já consta com a participação em diversos eventos científicos e acadêmicos, como a Mostra Nacional de Robótica, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e entre outros.

Por Camila David



Compartilhe: