IESB brilha entre os melhores do Enade

O Centro Universitário IESB foi destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A excelência do ensino IESB garantiu o primeiro lugar entre as instituições de ensino superior particulares do Distrito Federal e a posição entre as 15 melhores do Brasil.

O IESB se orgulha de ter alcançado a nota 4 (de um máximo de 5) no IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC, o principal indicador de qualidade de ensino do país. Esta é a média das notas de todos os cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em que conquistamos as notas 4 e 5 (de um máximo de 5) em quase todos os cursos.

Na teoria, essa mensuração leva em consideração indicadores relevantes que ampliam o processo de avaliação:Cursos Superiores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC),  a média de diferentes medidas da qualidade de um curso (Enade, IDD - Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado), e variáveis de insumo, que são informações advindas do Censo de Educação Superior  e das respostas ao Questionário socioeconômico.

  1. Cursos Avaliados da Instituição: o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação.
  2. Desempenho de estudantes: o Conceito Enade, obtido por meio dos resultados deste exame, é trienal e obrigatório para alunos de Graduação que forem selecionados pelo MEC para realizar a prova.
  3. Na prática, o resultado reflete a qualidade do ensino e o comprometimento IESB na formação de seus alunos. A instituição obteve nota 4 (máximo 5) no Índice Geral de Cursos (IGC). Já o conceito Enade avaliou a maioria dos cursos com notas 4 e 5.

Alguns foram destaques no exame, como CST em Design Gráfico, que recebeu a nota 5 no Enade. Ainda, o curso garantiu nota máxima também no CPC (Critério Preliminar de Curso), em que a avaliação  é composta de 50% pelo Enade, 30% pelo corpo docente (títulos, publicações, etc.) e 20% pela estrutura.

Cursos com a nota acima de 4 (de um máximo de 5): 

> Direito (4)

> Administração (4)

> Relações Internacionais (4)

> Tecnologia Em Gestão Pública (4)

>Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos (5)

> Tecnologia Em Design De Interiores (5)

> Tecnologia Em Design De Moda (4)

> Tecnologia Em Design Gráfico (5)

> Jornalismo (4)

> Publicidade e Propaganda(4)

> Psicologia (4)

> Gastronomia (4)

Esta conquista é o reflexo da qualidade da educação que o IESB se comprometeu a passar para todos os seus alunos há 19 anos, com foco na excelência do ensino, corpo docente qualificado e infraestrutura de ponta. Por isso, parabenizamos a comunidade IESB pelos resultados alcançados e desejamos que este progresso seja uma luz que nos guie em direção a resultados ainda melhores.

Entenda o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. O objetivo da avaliação é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Com informações do Portal Inep
Por Laura Maria


Compartilhe: