IESB comemora 120 anos do cinema brasileiro com palestras e desafio cinematográfico

A semana Viva o Cinema contou com palestras de cineastas e ex-alunos, exibição de filmes e produção de um filme em 72h

A primeira edição do Viva o Cinema, realizada pelo curso de Cinema e Mídias Digitais do Centro Universitário IESB, aconteceu entre 30 de julho e 6 de agosto, com o objetivo de comemorar os 120 anos do cinema brasileiro. Com uma programação diversificada, a ação contou com palestras, debates, exibições de filmes, premiações e um desafio cinematográfico que durou 72 horas.

O Viva o Cinema foi uma reformulação da semana acadêmica do curso de Cinema e Mídias Digitais e a ideia foi trazer cineastas e profissionais da área para conversar sobre como se faz o cinema no Brasil. Entre os temas que foram tratados durante o evento estão: cineastas negras, mulheres nas áreas técnicas do cinema e como ganhar dinheiro no cinema.

Um dos pontos de destaque durante a semana foi o desafio 72, no qual alunos do IESB correram contra o tempo para produzir um filme em apenas 72 horas. Ao finalizarem, tiveram suas produções avaliadas por uma banca de professores no IESB, com base em critérios como o uso da linguagem cinematográfica, narrativa, composição, enredo e abordagem. “Essa experiência foi muito rica, porque modificou o princípio daquilo que a gente estava vivendo nas semanas acadêmicas, onde o aluno ia, sentava e admirava um painel de coisas escolhidas por professores. Foi uma atuação completamente diferente e desafiadora”, destaca o coordenador do curso, professor Paulo Duro.

Além disso, foram exibidos filmes e documentários produzidos por alunos do curso no semestre passado, e os melhores foram escolhidos por um júri de convidados.

Confira as fotos: clique aqui.

 

Por Michael Nunes

 



Compartilhe: