IESB participa do Aniversário de Ceilândia com ações sociais

O IESB é a primeira Instituição de Ensino Superior a se estabelecer na região administrativa, que celebrou seus 47 anos neste sábado (7/4). Desde 2010, oferece atendimento gratuito em diversas áreas. 

Ceilândia comemorou 47 anos em grande estilo, no dia 7 de abril, com desfile de cívico, atividades culturais, como roda de capoeira e brincadeiras, e ações sociais promovidas pelo IESB em homenagem à região administrativa, onde o Centro Universitário está inserido desde 2010. Cerca de 1.500 pessoas passaram pelo local para conferir a programação de celebração e receber atendimentos nas áreas de Direito, Nutrição, Serviço Social, Pedagogia e Psicologia por meio do projeto de extensão IESB em Ação. 

Como primeira Instituição de Ensino Superior (IES) a chegar à Ceilândia, o IESB tornou-se referência na região devido aos atendimentos de ensino e extensão. Na avaliação da diretora do Campus Oeste, professora Mirela Berendt, o IESB em Ação e a Cátedra Unesco têm o papel de estar junto à comunidade para conhecer a realidade social, que precisa de intervenção. “O IESB participa de todas as edições do aniversário da região administrativa e existe uma cidade antes e depois. Temos uma parceria muito grande com a administração regional. A vantagem para os alunos é desenvolverem habilidades e competências da sala de aula, ou seja, na prática”. 

Tinta-Guache.jpg

De portas abertas para a comunidade 

O projeto “Pedagogia dos Valores” abordou os temas responsabilidade com o meio ambiente, com a distribuição de mudas de plantas, e igualdade, com pesquisa sobre os princípios de igualdade contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao lado dos colegas de estágio, a estudante Tainá Torres elaborou questionário com perguntas qualitativas sobre o significado da palavra igualdade desde a Antiguidade e sua representação em sociedade. “É função da Pedagogia introduzir temas ligados a valores em crianças. A escola é o ambiente perfeito para aprender sobre respeito”, frisou. 

Pintura de rosto, escultura de balões e pinturas no papel com tinta guache também fizeram parte da festa. Além disso, as lixeiras para lixos recicláveis demonstram a responsabilidade socioeducativa e o papel da escola em prol do meio ambiente. Segundo Kátia Eliane, estudante do 7º semestre, “a distribuição de sementes de Girassol representa o cuidado com a natureza que devemos ensinar às crianças. Como futuros pedagogos, devemos ter conscientização desse cuidado desde pequenos”. 

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) marcou presença com tira-dúvidas sobre os direitos da população e encaminhamento para o núcleo de atendimento especializado no Campus Oeste. A professora Érica Lenehr acredita que a ideia é divulgar para a comunidade de Ceilândia o serviço de apoio jurídico do IESB. “Eles chegam com dúvidas trabalhistas, em sua maioria, sobre dívidas trabalhistas, violência doméstica ou apenas procurando orientações”, disse. 

Confira as fotos da ação social

IESB no Aniversário de Ceilândia

Ceilândia, 47 anos

Criada em 27 de março de 1971, Ceilândia é considerada a maior região administrativa do DF, com um total de 489.351 habitantes, segundo dados de 2015 da Companhia de Planejamento (Codeplan).

Anny Cassimira


Compartilhe: