IESB participa do Congresso Internacional da “Associação para a Ciência Psicológica” nos Estados Unidos

Os professores Rodrigo Rodrigues e Valnei Fernandes, de Psicologia, e o professor Luiz Victorino, de Administração, foto, representaram o Centro Universitário IESB no Congresso Internacional "Association for Psychological Science" (APS), Associação para a Ciência Psicológica, entre os dias 24 e 27 de maio em São Francisco, na Califórnia, apresentando três trabalhos de pesquisa desenvolvidos com a colaboração dos alunos.

A APS é uma organização internacional líder na área de avanços da psicologia científica por meio das fronteiras disciplinares e geográficas, com uma compreensão mundo por meio da pesquisa, ensino e aplicação da ciência psicológica.

De acordo com o professor Luiz Victorino, o congresso é uma grande oportunidade de os alunos de participarem como colaboradores nos processos de pesquisa como aperfeiçoamento. “Vários alunos já apresentaram trabalhos e coordenaram sessões em congressos, inclusive internacionais, como no congresso Interamericano no Peru”, contou. “Trabalhamos no sentido de dar oportunidade de conhecer a área de pesquisa, com a união de teoria e prática. Nós convidamos eles [os alunos] para participarem dessas pesquisas e direcionamos eles a participarem de pesquisas por conta própria”.

Victorino ainda ressaltou que esse tipo de evento dá uma grande visibilidade ao IESB, principalmente porque é de âmbito internacional.

“Hoje a APS é uma das associações que mais produz e incentiva pesquisas no mundo todo. Neste congresso, teremos pesquisadores do mundo inteiro e a oportunidade não só de mostrar as pesquisas desenvolvidas aqui, mas de trazer o que há de mais novo acontecendo na área de ciência”, afirmou.

Apesar da dificuldade de participar de congressos desse porte por questões financeiras, como custeio das viagens, ele garante que os alunos são incentivados a enviar seus trabalhos para o exterior.

“Os alunos têm que sair e ver quais pesquisas são feitas fora”, disse. “Temos direcionado os alunos a darem prosseguimento na carreira acadêmica. Nossa ideia é levar o nome do IESB para o exterior e trazer conhecimento do que há de novo para os alunos para que eles estejam sempre atualizados”.

Sobre a APS

A APS começou em 1988 com 400 psicólogos cientistas dedicados e a missão de restaurar a imagem da psicologia como ciência. Hoje ela conta com mais de 30.000 membros ao redor do mundo, que prezam pela transparência e inovação das práticas na área. A convenção da APS recebe mais de 4.200 psicólogos cientistas e estudantes, e mais de 2.200 deles em sua convenção bienal, a International Convention of Psychological Scientists.

Bruna Pedroso


Compartilhe: