Inserção de imigrantes no DF é realizada por alunos de Relações Internacionais

Com o objetivo de ensinar a língua portuguesa para imigrantes e refugiados no Distrito Federal, o curso de Relações Internacionais do IESB participa há dois anos do “Observatório de Direitos Humanos”, na orientação da Professora Francisca Gallardo. Com unidades no Paranoá, Riacho Fundo e Núcleo Bandeirante, o projeto colabora para evidenciar a importância do aprendizado do idioma na inserção da cultura e do mercado de trabalho.

De acordo com a Profª. Francisca, 112 pessoas foram beneficiadas pelas aulas entre os anos de 2016 e 2018.  “A dificuldade de aprender o português pode gerar entraves, como o estigma para a convivência. Nossos principais objetivos são ensinar português de uma forma descontraída, adaptando às necessidades do dia-a-dia como organizar atendimentos médicos, suporte jurídico e confraternizações, além de colaborar para a inserção cultural”.

Com a participação de 75 voluntários do curso de Relações Internacionais, o projeto proporciona um aprendizado diferenciado para os estudantes, por meio do uso de concepções e práticas, que exercitam os processos de promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã, como também, responsabilidades individuais e coletivas. “A Lei de Diretrizes e Bases de Educação estabelece que educar em Direitos Humanos é fomentar uma prática educativa inspirada nos princípios de liberdade e ideias de solidariedade humana, com a finalidade do pleno desenvolvimento dos educandos para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, pontua a orientadora.

Sobre o projeto

O Observatório de Direitos Humanos do curso de Relações Internacionais atua para que os imigrantes legais haitianos, refugiados paquistaneses, sírios, indianos e africanos possam desenvolver a ferramenta base para inclusão na sociedade brasileira: a língua portuguesa.

Confira aqui as unidades e os horários das aulas:

Unidade Paranoá

CEDEP Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá

QDA 9, AREA Especial 1 CJ D, Paranoá.

Horário da aula: sábado entre 16 e 18 horas.

Unidade Riacho Fundo I

Centro de Ensino Fundamental 02

Riacho Fundo I Qn 7 Cln 7, 2.

Horário da aula: sábado entre 15 e 17 horas.

Unidade Núcleo Bandeirante

Local: Assembleia de Deus

Igreja do Novo Milênio Missão

Avenida Área Especial 5, Módulo 1, Núcleo Bandeirantes​.

​Horário da aula: sábado entre 15 e 17 horas.

 

 

 



Compartilhe: