Projeto social do IESB orienta sobre gravidez na adolescência e primeira infância

Aberto à comunidade, o “PimPin” promove oficinas, palestras, reuniões temáticas, orientação e atendimento com o apoio dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, Nutrição e Psicologia em Ceilândia

O Projeto Integrado Multidisciplinar Primeira Infância (PimPin), promovido pelo Centro Universitário IESB e coordenado pelo curso de Serviço Social, oferece orientações e atendimentos sobre direitos e benefícios sociais para gestantes e familiares. Com abordagem sobre temas relacionados à fase da primeira infância, o projeto atende adolescentes e jovens grávidas,  crianças de até dois anos de idade e familiares ou responsáveis. Durante todo ano, profissionais especializados, professores e alunos da instituição dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, Nutrição e Psicologia recebem pais adolescentes para oficinas, palestras, reuniões temáticas, orientação e atendimento. 

O objetivo do projeto é promover acesso a informações sobre saúde e direitos assistenciais da gestante, mães, pais e da criança, contribuindo para que a gravidez e os primeiros anos de vida da criança recebam cuidados necessários, conforme preconizado pelo Plano Nacional pela Primeira Infância. O projeto trabalha com diferentes eixos de atuação: o primeiro deles, realizado em parceria com o CESAM, realiza oficina com adolescentes sobre temas relacionados à vida, saúde, sexualidade e prevenção de gravidez precoce; um segundo eixo de atuação é voltado às adolescentes gestantes e mamães jovens, que recebem orientações sobre pré-natal, parto, amamentação, atendimento psicológico e nutricional; no terceiro eixo trabalha-se a relação de cuidado com o bebê nos primeiros anos de vida, incluindo oficinas práticas sobre introdução alimentar, atenção e cuidados de higiene e saúde do bebê, fortalecimento de vínculo  afetivo.  

No campo da formação profissional o projeto representa uma experiência riquíssima para estudantes dos diferentes cursos e professores supervisores, que trabalham na prática a interdisciplinaridade na formação e na atuação profissional.  Para a comunidade atendida o projeto é um espaço de aprendizados, de trocas, de diálogos e de vínculos. Na opinião da coordenadora do curso de Serviço Social, professora Fernanda Scalzavara, o projeto representa uma oportunidade de acesso a cuidados e atenção em saúde para adolescentes, jovens e crianças, promovendo desenvolvimento pessoal e garantindo direitos.  

As ações são gratuitas e realizadas aos sábados, pela manhã, no Campus Oeste do IESB, em Ceilândia, com oficinas e atividades com grupos de gestantes e de bebês. A cada encontro, são abordados temas diferenciados, como cuidados no pré-natal; autoestima e fortalecimento de vínculos familiares; amamentação, higiene pessoal da grávida e do bebê; orientações para prevenção de gravidez indesejada; métodos contraceptivos; direitos da gestante, da mãe e do bebê; cuidados com a alimentação durante a gestação e após, entre outros. 

Para participar, basta procurar o Núcleo de Serviço Social ou um dos parceiros da rede social de Ceilândia, como CESAM, Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Saúde. 

Mais informações pelo telefone (61) 3962 4709 ou pelo e-mail projetopimpin@gmail.com.       
Endereço: IESB Oeste QNN 31 Área Especial – Ceilândia

Serviço:

PIMPIN: gestantes, mães, pais, bebês
Aos sábados, das 8h30 às 11h30, a cada 15 dias
Local: Escola Classe 65 e 68 (QNR-Ceilândia-DF)
Instituições parceiras: Casa de Apoio Arte Social

Agenda dos encontros

28/4 – Fases do desenvolvimento da criança
15/5 – Introdução dos alimentos
30/5 – Primeiros socorros e violência obstétrica
9/6 – Alimentação durante e após a gestação
30/6 – Direitos durante o estágio, direitos trabalhistas de pais e mães trabalhadores 

Prevenção: jovens (15 a 19 anos) inscritos no CESAM
Às terças, das 14h30 às 17h30, a cada 15 dias
Local/instituição parceira: CESAM 

Agenda dos encontros

17/4 – Sexualidade (feminismo e homofobia), puberdade​
8/5 – Participação familiar no período da gravidez (métodos contraceptivos, DST e sexo na gravidez)
22/5 – Distúrbios psicológicos
5/6 – Relacionamentos abusivos e violência familiar

Assessoria de Imprensa/Anny Cassimira


Compartilhe: