Segurança da Informação EAD é nota 5 no MEC

O empenho, dedicação e o comprometimento dos alunos e professores de Segurança da Informação EAD garantiram nota máxima ao curso na avaliação do MEC. A conquista é resultado também de uma metodologia diferenciada e que garante a mesma qualidade do ensino a distância do presencial.

Para entender o mérito do resultado é preciso explicar de que forma os cursos EAD do Centro Universitário IESB são desenvolvidos. Eles seguem duas diretrizes fundamentais no aprendizado: a interação do aluno é feita diretamente com o professor, sem tutores nessa comunicação. Ainda, o curso EAD é exatamente o mesmo que o presencial. Isso significa que os docentes dão aulas nas duas modalidades, a matriz curricular, ementas, bibliografia e o material didático utilizados são exatamente os mesmos.

Essa produção é elaborada por conteudistas referências na área além de terem uma vasta carreira acadêmica. O material pronto é validado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do IESB e disponibilizado aos alunos das duas modalidades. Para o coordenador do curso de Segurança da Informação, professor Francisco Marcelo Marques Lima, essa interação foi um ganho muito positivo para os discentes do presencial. “O EAD ajudou os professores a darem aula”, explica o docente.

Durante o semestre, cinco encontros presenciais intensificam o contato dos professores com o aluno além de garantirem que a prática esteja presente no curso. Um deles é uma mesa-redonda que traz aos discentes temas transversais que implicam em um debate e novos conhecimentos.

Um dos destaques da avaliação do MEC em Segurança da Informação EAD foram as ferramentas utilizadas no curso. O coordenador explica que quatro webconferências acontecem por meio do Adobe Connect e são divididas de acordo com o material estudado. Ainda, o uso do Blackboard é essencial no ensino a distância. Por meio dele, os alunos entram em contato com seus professores, que podem avaliar a sua participação por meio de um registro de tempo do discente dentro da plataforma. Outra especificidade do curso é o uso de simuladores nesse aprendizado, além de uma lista de exercícios/atividades na área de exatas. Ainda, nos cursos EAD o aluno tem a garantia de uma rotina virtual, em que o professor responde em até 24 horas sua pergunta no Fórum de Dúvidas.

Existe uma fórmula para que um curso EAD seja excelente na modalidade de ensino? Para o IESB, as especificidades dos seus cursos a distância garantem a mesma qualidade do presencial. E mais: o coordenador do curso de Segurança da Informação, professor Francisco Marcelo Marques Lima, garante que a metodologia faz toda a diferença no processo de aprendizagem.



Compartilhe: