Vice-Presidente do TST realiza palestra para mestrandos em Direito do IESB

O Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios do Centro Universitário IESB recebeu, no dia 24 de setembro, a palestra “Solução Adequada de Conflitos na Justiça do Trabalho”, promovida pelo Vice-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Nacional da Justiça do Trabalho, Ministro Renato de Lacerda Paiva, mediada pelo professor do Programa de Mestrado, Ministro Douglas Alencar Rodrigues.

O Vice-Presidente do TST, Ministro Renato Paiva, falou sobre sua trajetória, ao longo de quase 40 anos de carreira, pontuando as transformações que a Justiça do Trabalho passou. “É uma honra muito grande, estar aqui colaborando com o Ministro Douglas, alguns alunos do mestrado do IESB, inclusive, já são conhecidos meus. Essa é uma oportunidade de falar do nosso trabalho e passar para novas gerações um pouquinho do que vivemos, então acho muito gratificante essa experiência”.

A iniciativa teve como objetivo promover a interação entre o judiciário e o meio acadêmico, na construção de conhecimentos fundamentais para a formação dos mestrandos. De acordo com o professor Douglas Rodrigues, responsável pela ação, é de extrema importância o contato dos alunos do mestrado em Direito do IESB com profissionais que ocupam cargos exponenciais, no mundo do Direito, sindicatos e organizações sociais em geral, “para que possam compartilhar experiências, mostrando aos alunos, em que medida as normas jurídicas e o sistema normativo conseguem ser implementados na prática, além das dificuldades para realização do projeto normativo presente no texto constitucional na área dos direitos sociais”.

Mestrado em Direito

O mestrado profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios foi criado em 2017 e oferece capacitação acadêmica em sintonia com discussões atuais, focado em temas próximos da realidade profissional, para que os futuros mestres possam retornar para a sociedade o conhecimento adquirido durante o programa.

Para o servidor público e mestrando, Antônio Guedes, a temática dos direitos fundamentais, em especial direitos sociais, sempre o interessou bastante. “Desde a época da graduação, sempre foi minha área preferida. O programa de mestrado do IESB me chamou atenção justamente pela temática, além da qualidade dos docentes, que são excelentes. Nossos professores possuem experiência nos mais altos cargos do judiciário e nos trazem a percepção dos tribunais superiores em relação a esses direitos sociais. De maneira que, uma formação calcada nessa dimensão, é bastante proveitosa. Ela nos ajuda bastante, tanto no campo da melhor jurisprudência, porque é aquela que está mais alinhada com os valores que estão nos tribunais superiores, quanto em relação a melhor doutrina, porque a qualidade de formação dos nossos docentes é bastante sólida”.

Confira as fotos no Flickr.

Por Juliana Tito



Compartilhe: