VIII Congresso de Ensino Jurídico e Pesquisa do IESB

O VIII Congresso de Ensino Jurídico e Pesquisa do Centro Universitário IESB aconteceu entre 8 e 11 de outubro, nos Campi Norte e Oeste. Com o tema “Jurisdição Social e Relações de Trabalho”, em razão das constantes questões relativas aos Direitos Sociais e do crescente debate jurídico-social que permeia a temática, os participantes contaram com grandes nomes da área, que fomentaram o debate e o compartilhamento de conhecimentos e experiências.

Para o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e professor do IESB, Douglas Alencar Rodrigues, a iniciativa é essencial para a formação dos estudantes. “Oferecer aos futuros profissionais a oportunidade de entender melhor a temática, por meio de uma interação direta com o judiciário, faz toda a diferença. Sempre nos empenhamos para fomentar o debate, para que nossos estudantes possam sempre exercitar o senso crítico e aprender com profissionais de destaque na área, seja com o nosso corpo docente, ou com convidados, como é o caso do Congresso e outras iniciativas que promovemos durante o semestre”.

Presente pela primeira vez na Instituição, o Ministro Aloysio Correia da Silva, falou sobre negociação coletiva – uma modalidade de atuação dentro do Direito do Trabalho, em que naturalmente se consagra a prática do diálogo para que as condições de trabalho possam ser alcançadas.

O Ministro Breno Medeiros, juiz há 27 anos, falou sobre a segurança das relações do trabalho e o papel do Tribunal Superior do Trabalho para manter o funcionamento correto do que diz a legislação. “Apesar da minha experiência todos esses anos, volta e meia nos deparamos com situações novas e inusitadas, ainda mais com essa mudança de legislação que enfrentamos ano passado. É interessante discutir sobre isso e compartilhar um pouco do que vivenciamos com a academia”.

Além de palestras com ministros e advogados, que atuaram como debatedores, o último dia de evento contou com apresentação de pesquisas dos alunos do curso de Direito.

Confira as fotos no Flickr.

Por Juliana Tito



Compartilhe: