Graduação/
Curso Superior de Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica do IESB visa formar um profissional com formação técnica em Matemática, Estatística, Computação e Inteligência Analítica, além da habilidade para lidar com situações problemas e necessidades de negócios do mercado de trabalho.
Este profissional estará habilitado para atuar com proficiência na solução de problemas complexos que envolvam o desenvolvimento e a aplicação de métodos e modelos em processos de inteligência analítica, com grande utilização de ferramentas de softwares, para coleta, armazenamento, qualidade, visualização e análise de dados e aplicação de técnicas para geração de inteligência analítica nas organizações, para a tomada de decisão e melhoria de processos de trabalho, onde são necessários o uso da inteligência para descoberta de conhecimentos oriundo da análise dos dados.
Além disso, o egresso terá embasamento para dar continuidade aos seus estudos em ambientes profissionais, buscando a ampliação de suas competências e habilidades em Big Data e Inteligência Analítica, que lhe permita atuar com excelência em sua organização, seja ela pública ou privada.
O Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica, profissional relativamente novo, refere-se a um grupo bem estabelecido de profissionais que se envolvem na geração de bancos de dados e Big Data, exploração de dados e visualização, análise estatística, mineração de dados, no aprendizado de máquina e na modelagem preditiva, desenvolvendo a Inteligência Analítica nas organizações. São eles os profissionais do Big Data.
O Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica também desenvolve novos algoritmos e aplicações e analisam dados, geralmente big data, usando técnicas avançadas de análise, como aprendizagem de máquinas (machine learning), processamento de linguagem natural e aprendizagem profunda de máquina (deep leraning). Por exemplo, um Tecnólogo em Big Data e Inteligência Analítica pode criar um aplicativo para analisar grandes quantidades de tipos de dados diferentes para entender e identificar indícios de fraudes em diversos segmentos de negócios, na análise do comportamento das pessoas em redes sociais, nas previsões de contágio, mortes e recuperações da saúde em pandemias, na previsão eleitoral, entre tantos outros exemplos. Eles podem construir sistemas de recomendação ou sistemas de reconhecimento de imagem para otimizar operações.