Graduação/

Gestão Comercial

O Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem como objetivo formar profissionais que estejam aptos a aplicar métodos e técnicas modernas de gestão comercial atuando no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de administração e controle comercial.

Objetivos do curso

Promover o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão empresarial, pesquisas de mercado, gestão de equipes, direito do consumidor, controle de custos, fixação de preços de produtos e serviços, ampliando a competitividade das organizações de forma ética e respeitosa aos indivíduos e à sociedade.

Metodologia de Aplicação

Disciplinas cursadas em sua maioria na modalidade presencial, tendo algumas híbridas e na modalidade a distância.

Aaulas baseadas em metodologias ativas priorizando a prática em sala de aula. As aulas em laboratórios de informática possibilitam a prática e maior absorção dos conhecimentos.

Certificado

Diploma de nível tecnólogo superior reconhecido pelo MEC. Aos diplomados no curso, é facultado o direito ao registro no Conselho Regional de Administração (CRA), conforme a Resolução Normativa CFA nº 504, de 11 de maio de 2017.

Programa do curso

  • Empreendedorismo
  • Comunicação e Redação
  • Fundamentos de Tecnologia
  • Matemática Básica
  • Teorias de Administração
  • Introdução ao Direito
  • Gestão de Desenvolvimento de Pessoas
  • Análise de Viabilidade Comercial
  • Estatística Básica
  • Matemática Financeira
  • Pesquisa de Mercado
  • Processos Integrados de Distribuição e Logística
  • Comportamento do Consumidor
  • Economia – Micro e Macro
  • Estratégias Empresariais
  • Processos Gerenciais e Tomada de Decisão
  • Estratégia de Marketing e Vendas
  • Direito Administrativo e Empresarial
  • Gestão de Serviços
  • Gestão de Custos
  • Gestão de Atacado e Varejo
  • Gestão de Equipes Comerciais
  • Projetos Integradores (1 por semestre)

O Profissional

Esse profissional atuará na articulação e decisão sobre as vendas em negócios diversos. Realizará estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Elaborará análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado. Planejará pesquisas de mercado. Desenvolverá relacionamentos pós-venda com clientes. Fará a gestão de sistemas de informações comerciais. Definirá métodos de formação de preços, considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente. Gerenciará a área comercial de uma organização além de avaliar e emitir pareceres técnicos em sua área de formação.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é amplo, pois todas as empresas requerem uma estrutura comercial. O profissional egresso desse curso será capaz de gerir a área comercial de seu próprio negócio ou o de terceiros, por intermédio da elaboração de um planejamento comercial com política comercial por canais de distribuição, metas de venda e liderança de equipes nos mais diversos níveis. Pode atuar em empresas comerciais, industriais e de serviços de qualquer porte (pequeno, médio e grande).



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Informações Complementares

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