Curso/
O ambiente escolar precisa de profissionais qualificados e atentos às necessidades de uma sociedade cada vez mais exigente em constante transformação. O curso de Processos Escolares apresenta-se como de fundamental importância para a formação de profissionais capacitados para atender a essa crescente demanda, contribuindo na promoção do desenvolvimento da educação nacional.
O curso possui uma matriz curricular equilibrada, abrangendo desde conhecimentos teóricos específicos, como princípios legais e técnicas de apoio pedagógico, até questões práticas e emergentes, envolvendo novas tecnologias educacionais, técnicas de administração escolar, gestão de processos e de desempenho. Sem deixar de lado questões importantes como liderança, ética no ambiente escolar e responsabilidade socioambiental.
Com duração média de dois anos, o curso prepara o profissional para analisar criticamente e efetuar a gestão dos processos escolares, o que envolve aplicar técnicas e estratégias de planejamento, organização e gestão de recursos documentais, materiais e tecnológicos em instituições de ensino.
Esse profissional terá conhecimento interdisciplinar e habilitações específicas para planejar e coordenar atividades organizacionais, tecnológicas e gerenciais no espaço escolar. Ele produzirá e organizará a oferta de serviços e de tecnologias para o ensino. Coordenará o planejamento de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos escolares e em laboratórios. Irá planejar, implantar e acompanhar a execução de processos acadêmicos e fluxos organizacionais escolares, coordenando equipes técnicas de apoio pedagógico e administrativo.
Para isso, o profissional será formado para analisar criticamente e promover constantes aprimoramentos em processos educacionais, proporcionando, por exemplo, melhor utilização dos recursos educacionais, mais qualidade no atendimento interno e externo, melhores fluxos de captação e matrícula e redução de burocracia interna. O profissional de Processos Escolares será formado para auxiliar no alcance de objetivos, metas e resultados educacionais, com o objetivo de evoluir constantemente a qualidade da educação, adequando, interligando e agilizando processos e recursos de uma forma mais direcionada e ágil.
Este profissional está apto a atuar em Instituições de educação formal e informal; Organizações não-governamentais; Órgãos públicos do sistema de ensino; Institutos e Centros de Pesquisa; e Instituições de Ensino, como docente, mediante formação requerida pela legislação vigente.