IBICT lança estudo sobre visão estratégica da economia criativa no DF e destaca curso de Design Gráfico do IESB

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão nacional de informação, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou ontem, 6 de agosto, o relatório final do projeto Brasília 2060, que teve como objetivo analisar a visão estratégica da economia criativa do Distrito Federal.

No estudo, o curso de Design Gráfico do Centro Universitário IESB teve destaque no cenário nacional. De acordo com o coordenador do curso, professor Marco Lobo, o fato do curso ser considerado referência se deve ao slogan “A teoria e a pratica juntas”, pois é realmente colocado em prática, algo que é essencial para o desenvolvimento dos futuros profissionais.

O professor explica que o estudo teve início em julho de 2018. “O IBICT e demais órgãos do GDF lançaram o Projeto Brasília 2060, em que o foco era desenvolver uma visão estratégica da Economia Criativa do DF. Referente ao IESB, eles analisaram o curso de Designer Gráfico desde a sua criação em 2012, que já teve como coordenador o professor Bruno Porto e a professora Cristina Arakaki. No ano passado, a Cristina e eu fomos convidados a participar de um workshop de lançamento deste estudo, com a participação de representantes do governo, setor privado e acadêmico. O estudo aponta dados maravilhosos, pois valoriza o que estamos fazendo, ou seja, colocando os nossos alunos inteiramente na prática profissional, sendo reconhecido não só agora em Brasília, mas no país como referência nacional”.

Dentre os destaques do IESB na pesquisa estão:
- O IESB é atualmente a instituição com maior oferta de vagas e diversidade em habilitações em Design no DF de acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira);

  • A Instituição possui a maior nota na avaliação realizada pelo INEP/MEC dentre todos os cursos de Design Gráfico do País entre IES públicas e privadas;
  • O Centro Universitário foi homenageado pela Associação Brasileira de Empresas de Design – Abedesign – como a Instituição de Ensino de Design do Ano, em 2016. O que constata um duplo reconhecimento, mercado e academia.

Confira aqui o estudo completo.

Sobre o Instituto
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão nacional de informação, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realiza estudos no campo da ciência da informação e temas relacionados. O IBICT fica sediado em Brasília e possui uma coordenação de pesquisa e pós-graduação na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, junto ao campus da Praia Vermelha, da UFRJ, no bairro da Urca, Rio de Janeiro.

O Instituto, atualmente, no momento em que completa 50 anos de existência, vem acompanhando e internalizando as novas tecnologias de informação e comunicação e estimulando o empreendedorismo e a inovação. Nesse contexto, o Instituto, com o auxílio dessas tecnologias, vem assumindo o papel de agregador e integrador das iniciativas de informação científica e tecnológica no país.



Compartilhe: