IESB presenteia Brasília com curso EAD gratuito sobre a arquitetura inovadora da capital

Brasília é merecedora de inúmeras homenagens. Como o seu aniversário de 60 anos se aproxima, é impossível não reforçar a importância da arquitetura da cidade que rompeu com padrões e introduziu o modernismo arquitetônico no Brasil. Para explorar mais estes detalhes e evidenciar a beleza genial da capital, professores do curso de Arquitetura do Centro Universitário IESB planejaram o curso livre Arte e Arquitetura em Brasília. O objetivo é dar mais detalhes de como foi pensada e construída Brasília. O curso é gratuito e será distribuído completamente a distância.

Desde 1987, a capital federal é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, braço da Organização das Nações Unidades (ONU) para a Educação, Ciência e a Cultura. De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura do IESB, Larissa Cayres, Brasília é ainda muito mais do que isso. “No mundo inteiro ela é representada por alguns elementos específicos, mas nós sabemos que tem muito mais riqueza para além do tombamento histórico”, explica.

De acordo com Larissa, o curso é como um “presente” para a cidade, uma forma de divulgar e reforçar as peculiaridades e detalhes da capital federal na arquitetura e urbanismo. “A gente percebeu que seria um excelente presente para a cidade disponibilizar esse curso gratuito que pode mostrar mais do que alguns livros e a internet costumam mostrar”, afirma.

A arquiteta aponta como uma das particularidades de Brasília, o planejamento “permeável”, ou seja, que convida o morador a passear pela cidade. “É uma característica própria do movimento modernista na capital. A cidade nos convida para passear pelas entrequadras. É um conceito de cidade para passear, para olhar e aproveitar”, explica.

Além disso, Larissa aponta o rompimento dos traços clássicos do urbanismo. O próprio eixão é um bom exemplo, uma longa via que se estende ao longo do plano piloto com uma área arborizada ao seu redor. “Isso traz muito orgulho e turistas de todo canto. Leigos, designers, arquitetos. Tudo”, comemora a professora.

O material será disponibilizado completamente online, com fácil acesso, para todo e qualquer público. Por meio de um site será possível acessar seis aulas sobre arte e arquitetura que contam com vídeos, imagens e textos que explicam todas as curiosidades e criação da cidade. O material contém 30 horas aula.

Será dado um panorama geral da História e da Arte no Brasil. Em seguida, será tratado a epopeia que definiu a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. Na terceira aula, o assunto será o Lúcio Costa, responsável pelo projeto que deu vida à cidade. Nos próximos três capítulos, irá se estudar a fundo os grandes nomes de Oscar Niemeyer, Burle Marx e Athos Bulcão. O matéria também tem glossário e versão para impressão. Clique e acesse o curso.



Compartilhe: