Publicado em 20 de novembro de 2017
A lei federal 12.519/2011 instituiu o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares”.
Atendendo a sua missão institucional, o IESB promove ações de promoção à igualdade racial como o projeto de extensão “Fala, Diversidade!”, no Campus Oeste. Os alunos participaram de oficinas e de debate sobre mediação e racismo. Estagiárias do Centro Universitário IESB participam do programa Justiça Comunitária que desempenha o combate ao racismo.
Neste mês da Consciência Negra, o Projeto, em parceria com o programa Justiça Comunitária do TJDFT, promoveu roda de conversa sobre racismo e oficina de Abayomi com à comunidade acadêmica.
Feita de retalhos das próprias roupas por mães africanas trazidas escravizadas nos navios para o Brasil, a Abayomi é uma boneca que simboliza memória, resistência e identidade dadas as crianças para amenizar o sofrimento das viagens marítimas degradantes e violentas.
A professora e supervisora de estágio Cynthia Ciarallo, responsável pelo projeto “Fala, Diversidade!” e também pelo serviço de atendimento psicossocial a vítimas de racismo, oferecido pela Clínica Escola de Psicologia do Campus Oeste, destaca que “o racismo faz sofrer e mata. No Brasil há um genocídio de não-brancos. Milhões de pessoas que acordam todos os dias obrigados a pensar na sua cor e nos desafios cotidianos para sobreviver exatamente pela sua identidade etnicorracial. Nossa missão é oferecer reflexào à comunidade acadêmica para o combate ao racismo e escuta para fortalecimento das diversas pertenças na promoção de saúde e cidadania”.
Por Cynthia Ciarallho