Pós-Graduação/

Business Analytics (EAD)

O Curso

Business Analytics (Análise de Negócios) é uma solução de gerenciamento de dados que visa ampliar a competitividade e o conhecimento de suas áreas de negócios nas empresas privadas e melhorar o planejamento e monitoramento de políticas públicas e prestações de serviços em organizações públicas nas três esferas de governo. Refere-se ao uso de metodologias e técnicas de mineração de dados, análise preditiva, análise estatística e inteligência artificial para analisar e transformar dados em informações e conhecimentos úteis, identificar e antecipar tendências e resultados e, contribuir na tomada de decisões de negócios mais inteligentes e baseadas em dados.

O sucesso das organizações numa economia cada vez mais globalizada e hiperconectada passa por adotar a tomada de decisão orientada por dados, novos insights surgidos a partir das análises nestes dados, permitindo a inovação e suas aplicações de forma rápida, usando a tecnologia como grande aliada.

Os principais componentes de um conjunto de análises em Business Analytics incluem:

  • Agregação de dados: antes da análise, os dados devem primeiro ser reunidos, organizados e qualificados;
  • Mineração de dados: a mineração de dados para Business Analytics classifica grandes conjuntos de dados usando bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina (machine learning) para identificar tendências e estabelecer relacionamentos;
  • Identificação de associação e sequência: a identificação de ações previsíveis que são realizadas em associação com outras ações ou sequencialmente;
  • Mineração de texto: explora e organiza grandes conjuntos de dados de texto não estruturados para fins de análise qualitativa e quantitativa;
  • Previsão: analisa os dados históricos de um período específico, a fim de fazer estimativas informadas que são preditivas na determinação de eventos ou comportamentos futuros;
  • Análise preditiva: a análise preditiva em Business Analytics usa uma variedade de técnicas estatísticas para criar modelos preditivos, que extraem informações de conjuntos de dados, identificam padrões e fornecem uma pontuação preditiva para uma série de resultados organizacionais;
  • Otimização: uma vez que as tendências foram identificadas e as previsões feitas, as empresas podem empregar técnicas de simulação para testar os melhores cenários;
  • Visualização de dados: fornece representações visuais, como tabelas e gráficos para análise de dados de forma fácil e rápida

Os fundamentos do Business Analytics são normalmente categorizados como:

  • Analítica descritiva, que analisa dados históricos para determinar como uma unidade pode responder a um conjunto de variáveis;
  • Análise preditiva, que analisa dados históricos para determinar a probabilidade de resultados futuros específicos; ou
  • Análise prescritiva, a combinação do processo de análise descritiva, que fornece uma visão sobre o que aconteceu, e o processo de análise preditiva, que fornece uma visão sobre o que pode acontecer, fornecendo um processo pelo qual os usuários podem antecipar o que acontecerá, quando acontecerá e porque isso vai acontecer.

Alguns exemplos de Business Analytics incluem a operação e gerenciamento de sistemas de informações médicas no setor de saúde, na identificação de fraudes em organizações financeiras, na predição de pareceres jurídicos, na construção de bases de conhecimentos para Chatbot, na avaliação de políticas públicas, entre tantas outras. As organizações precisam utilizar o Business Analytics para se manterem atualizadas em suas áreas de atuações e necessitam de profissionais qualificados para vencerem os seus desafios.

Plataformas e soluções de software de Business Analytics modernas e de alta qualidade são desenvolvidas para ingerir e processar os enormes conjuntos de dados que as empresas armazenam em seus bancos de dados e Big Data, e podem explorá-los para ampliar o sucesso de suas operações.

Este curso irá preparar-lhe para ser um profissional diferenciado na sua área de atuação. Ao longo do curso você irá habilitando-se a ingressar no mundo do Business Analytics, cada vez mais demandado pelas organizações públicas e privadas, criando inúmeras oportunidades profissionais para você.

Objetivos do curso

Capacitar o aluno com uma sólida formação em Business Analytics e torná-lo apto a desenvolver projetos de mineração de dados, análise preditiva e inteligência artificial, participando de atividades de concepção, projeto, desenvolvimento, validação, implementação, implantação, gestão de dados e desenvolvimento de modelos preditivos. O aluno adquirirá profundos conhecimentos de metodologias, técnicas e ferramentas de computação, estatística, mineração de dados e aprendizado de máquina (machine learning e deep learning), por meio de aplicações práticas, em aulas práticas, com a execução e análise de resultados estatísticos e de algoritmos de machine learning e deep learning. O aluno, também, aprenderá a usar ferramentas de softwares de análise de dados, mineração de dados e inteligência artificial, a qualificar dados, a empregar técnicas de visualização de dados e a criar modelos preditivos para contribuir com os tomadores de decisões em suas organizações. Os alunos desenvolverão seus projetos em suas organizações ou em seus computadores pessoas.

Metodologia de Aplicação

Na metodologia EAD do IESB a oferta das disciplinas é on-line, ou seja, o estudante cursará as disciplinas totalmente a distância.

O acesso aos conteúdos e atividades é feito na plataforma virtual de aprendizagem, na qual estão disponíveis o material didático, exercícios e atividades ativas, que utilizam as potencialidades dos recursos educacionais da plataforma virtual que envolvem situações de teoria e prática.

As interações durante o curso e o acompanhamento das aulas são mediadas diretamente pelo professor da disciplina.

Cada disciplina terá a duração estimada em 54 horas, sendo:

  • 45 horas de estudos individuais, utilizando a plataforma virtual de aprendizagem;
  • 9 horas de aulas práticas como o professor da disciplina, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, conforme especificado no calendário do curso.

As disciplinas são aplicadas com base na metodologia Project Based-Learning (PBL), em que o seu conteúdo está orientado à entrega de projetos. Tudo o que é aprendido é aplicado imediatamente, como a intermediação do professor da disciplina, como na sua vida profissional.

Para ter aprovação nas disciplinas o discente precisa ter a nota mínima exigida de 5,0 (cinco), em uma escala de 0 (zero) a 10(dez).

O Profissional

Os profissionais de Business Analytics são grandes organizadores de dados, reunindo e analisando grandes conjuntos de dados estruturados e não estruturados, hoje chamados de Big Data. Combinam ciência da computação, estatística e matemática. Analisam, processam e modelam dados e depois interpretam os resultados para criar planos confiáveis para as empresas. Este profissional estará habilitado para atuar com proficiência na solução de problemas complexos que envolvam o desenvolvimento e a aplicação de métodos e modelos estatísticos e de aprendizado de máquina, com grande utilização de ferramentas de softwares, para coleta, armazenamento, qualidade, visualização e análise de dados e aplicação de inteligência analítica, para a tomada de decisão e melhoria de processos de trabalho, onde são necessários o uso da inteligência artificial nas organizações.

Mercado de Trabalho

A carreira de analista em Business Analytics é uma das mais promissoras do mercado de trabalho brasileiro. É um dos trabalhos mais atraentes que integram a computação e a estatística. É importante para todas as organizações públicas e privadas. No Brasil, nos últimos anos, as organizações buscam profissionais com competências e habilidades em Business Analytics para organizar e explorar seus grandes bancos de dados e big data e extrair conhecimentos valiosos para alavancar seus negócios. Faça uma pesquisa e você encontrará diversas oportunidades de trabalho e constatará o quanto esta Pós-graduação poderá ajudar você a crescer na sua organização ou buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Público-Alvo

Graduados ou Pós-Graduados interessados em conhecer e se preparar para novos desafios profissionais no mundo do Business Analytics; Gestores e analistas de áreas de negócio que necessitam aprimorar seu conhecimento e habilidade em Business Analytics; Tomadores de decisões que precisam utilizar informações de qualidade para alavancar seus negócios; Profissionais que necessitam utilizar dados e informações para aprimorar suas atividades de controle e monitoramento; Profissionais que trabalham monitorando programas e políticas públicas em órgãos federais, coletando dados e analisando seus resultados e que precisam se aperfeiçoar em Business Analytics; Profissionais envolvidos com sistemas de informação ou que necessitem entender melhor os processos do Business Analytics; Pessoas interessadas em estudar, conhecer novas tecnologias de computação e análise de dados e aumentar o seu grau de empregabilidade.


Compartilhe:


Informações Complementares

Acontece na Pós

visualizar
Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

Conheça nossas parceiras:



 








 




 





 






 

NOME

ÁREA DE ATUAÇÃO

E-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3962-4689

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Adinaldo Sérgio  de Araujo Costa

Consultor Comercial

Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508

Mariel Priscilla de Siqueira

Supervisora Comercial

mariel.siqueira@iesb.br /  (61) 39624675  

Mário Henrique de Miranda Lessa  

Gerente Comercial

mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675