Pós-Graduação/
O MBA em Negócios Disruptivos está focado na criação de novos mercados e substituição de modelos de negócios estabelecidos. Os modelos de negócios disruptivos tem como pré-requisito a criação, desintermediação, refinamento, reengenharia ou otimização de um produto / serviço, papel / função / prática, categoria, mercado ou setor. As empresas mais bem-sucedidas incorporam o pensamento disruptivo em todas as suas práticas de negócios e gerenciamento para obter proposições diferenciais de valor competitivo. As empresas tradicionais lutam para conquistar participação de mercado em uma tentativa de sobreviver, enquanto as disruptivas se tornam marcas dominantes da categoria, garantindo a sustentabilidade. Estes mercados estão em constante transformação digital e sendo literalmente desmaterializados.
Propiciar aos profissionais o conhecimento estratégico para tomada de decisão baseada nos conceitos, tecnologias e modelos fundamentais de dinâmica de mercado que estão sendo revolucionados por Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Realidade Virtual/Aumentada, IoT, Big Data e Blockchain. Identificar os pré-requisitos para cases de mercado onde estas tecnologias exponenciais são viáveis ou não são viáveis de serem aplicadas. Se capacitar nas metodologias de criação de negócios disruptivos que são utilizadas no lean startup.
As aulas acontecerão duas vezes por semana e serão remotas no formato telepresencial ao vivo com cada professor utilizando a plataforma online do Blackboard Collaborate. O conteúdo de todas as aulas online fica gravado e o aluno pode rever as aulas a qualquer momento.
Ao longo do curso, o aluno aplicará, em situações práticas e em estudos de caso reais os ensinamentos absorvidos. As aulas são expositivas e demonstrativas, com tarefas individuais e em grupo com foco na prática.
Em todas as disciplinas o aluno será avaliado por entregáveis como estudos de caso, pitches, BMC (business model canvas) e dashboards em diferentes ferramentas e plataformas de desenvolvimento vistas ao longo do curso. Não temos provas e nem TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Horários de aula Remota: terças-feiras e quintas-feiras (de 19h15 a 22h40) ou segundas-feiras e quartas-feiras (de 19h15 a 22h40)
Ambiente de aulas Remotas: Blackboard Collaborate
Módulo I – Mindset Disruptivo
Design Thinking (20 horas)
Lean Startups & Modelos de Negócios Disruptivos (32 horas)
Descoberta do produto e do cliente (20 horas)
Customer Development (20 horas)
Valuation e Venture Capital (24 horas)
Growth Hacking (20 horas)
Módulo II – Tecnologias Exponenciais
Internet das Coisas (IoT) & BIG DATA (24 horas)
Inteligência Artificial & Ciências de Dados (32 horas)
Realidade Virtual & Realidade Aumentada (20 horas)
Blockchain (24 horas)
Módulo III – Negócios Disruptivos
Fintechs & Insurtechs (32 horas)
Legaltechs (24 horas)
Edtechs & Healthtechs (28 horas)
Tópicos Especiais 1: Agritechs (20 horas)
Tópicos Especiais 2: Construtechs & Industria 4.0 (20 horas)
Ter conhecimentos em programação em qualquer linguagem.
Profissionais, executivos e tomadores de decisão que queiram se capacitar nas oportunidades criadas pelas novas tecnologias disruptivas e nas metodologias do ecossistema de startups para desenvolvimento de negócios. Tecnologias disruptivas serão abordadas do ponto de vista de criação de modelos de negócios. O mercado precisa de gestores capazes de entender as oportunidades e limitações destas tecnologias disruptivas e capazes de criar rapidamente modelos exponenciais de valor. Exemplos expoentes de negócios disruptivos serão abordados neste MBA com disciplinas especificas nos segmentos de fintechs, healthtechs, agrtechs, construtechs, legaltechs, edtechs.
Alta competitividade do mercado e a rapidez das inovações exigirão um desempenho cada vez mais eficaz dos gestores destas indústrias em disrupção, seja nas grandes empresas nacionais e multinacionais ou nas pequenas e médias empresas. Disrupção é um termo cada vez mais recorrente nas áreas de empreendedorismo e inovação. Um negócio disruptivo é a junção de tecnologias disruptivas com modelos de negócios disruptivos. A principal referência hoje no mercado em termos de negócios disruptivos são as metodologias utilizadas pelas startups para descoberta de cliente, descoberta de produto, escalabilidade de produtos/serviços.
Disrupção se traduz em um produto ou serviço que cria um novo mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam. É geralmente algo mais simples, mais barato, mais rápido, mais customizado do que o que já existe, ou algo capaz de atender um público que antes não tinha acesso ao mercado. Em geral começa servindo um público modesto, até que abocanha todo o segmento.
NOME |
ÁREA DE ATUAÇÃO |
E-MAIL / TELEFONE | |
---|---|---|---|
Damon Marinho Silva |
Pós-Graduação e PIC |
|
|
Daniele Rodrigues de Araujo Prates |
Secretária de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado |
daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682 |
|
Denis Cordeiro dos Santos |
Assuntos Financeiros e Administrativos |
|
|
Adinaldo Sérgio de Araujo Costa |
Consultor Comercial |
Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508 |
|
Mariel Priscilla de Siqueira |
Supervisora Comercial |
mariel.siqueira@iesb.br / (61) 39624675 |
|
Mário Henrique de Miranda Lessa |
Gerente Comercial |
mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675 |