Pós-Graduação/

Realidade Virtual e Aumentada (REMOTO)

O Curso

A tecnologia de mídia imersiva transformará o conteúdo da forma como o conhecemos. Estamos a vivendo na fronteira de um tempo inspirador no qual nossas experiências e realidade serão estendidas através da fusão do mundo físico e virtual, mudando fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos, estudamos e nos divertimos. As mídias imersivas conectam e envolvem os usuários em níveis mais profundos e significativos. Diversas profissões podem exercer suas atividades com maior produtividade e desempenho além de criar novas possibilidades para as pessoas experimentarem o mundo ao seu redor.

Você esta pronto para inventar esta nova realidade? Neste curso você aprenderá a desenvolver inovação tecnológica criando soluções em mídias imersivas que atendam as demandas de mercado em Extended Reality com Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Mista (RM).

Em RV usaremos principalmente Unity mas outras engines também serão abordadas.

Em RA usaremos Apps Mobile em iOS, Android, React Native e Flutter. Este mercado engloba segmentos como, por exemplo maquetes virtuais, modelagem 3D, games, tour virtual, eventos virtuais, aulas virtuais, vídeos 360º, interação digital do meio físico com realidade aumentada e front-end imersivo com Apps.

Objetivos do curso

Capacitar o aluno nas tecnologias disponíveis, entender o contexto e aplicação para realidade virtual e realidade aumentada. Aprender sobre os dispositivos compatíveis em meio virtual. Conhecer e manipular softwares, plataformas e aplicativos para criação de RV e RA.

Matriz Curricular

MÓDULO I - EMPREENDENDO EM MÍDIAS IMERSIMAS

  • Planejamento Estratégico para Mídias Imersivas
  • Gameficação para negócios
  • Design Thinking e Design de Produto
  • Tópicos Especiais - Gestao de Projetos para Mídias Imersivas

MÓDULO II - DESENVOLVIMENTO DE MÍDIAS IMERSIVAS

  • Realidade Aumentada 1 - Android
  • Realidade Aumentada 2 - iOS
  • Realidade Aumentada 3 - React Native ou Flutter
  • Realidade Virtual 1 - Game Engine
  • Realidade Virtual 2 - Design
  • Realidade Virtual 3 - Prototipagem
  • Arte 3D para modelagem 1
  • Arte 3D para modelagem 2
  • Áudio Digital e Efeitos Sonoros
  • Games e Narrativas
  • UX para RV e RA
  • Design de Interação

Metodologia de aplicação

As aulas acontecerão duas vezes por semana e serão remotas no formato telepresencial ao vivo com cada professor utilizando a plataforma online do Blackboard Collaborate. O conteúdo de todas as aulas online fica gravado e o aluno pode rever as aulas a qualquer momento.

Ao longo do curso o aluno aplicará em situações práticas e em estudos de caso reais os ensinamentos absorvidos. As aulas são expositivas e demonstrativas, com tarefas individuais e em grupo com foco na aplicação dos principais conceitos e plataformas de Realidade Virtual e Aumentada. Em todas as disciplinas o aluno será avaliado por entregáveis como protótipos, personagens, maquetes virtuais, modelagem 3D, games, aplicativos.

Não temos TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Pré-requisitos

Possuir graduação em qualquer Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC

O Profissional

O profissional é uma combinação de artista digital e cientista da computação. Designers, engenheiros, cientistas da computação, profissionais de Interface Humano-Computador (IHC), entre outros envolvidos com o desenvolvimento de ambientes virtuais e aplicações de telepresença. Uma aplicação de RV ou RA pode envolver, além dos profissionais da área de computação, profissionais advindos da área de marketing, gestão, psicologia e outros.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho engloba segmentos como por exemplo maquetes virtuais, modelagem 3D, games, tour virtual, eventos virtuais, aulas virtuais, vídeos 360º, interação digital do meio físico com realidade aumentada e front-end imersivo com Apps.

Público-Alvo

Profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicações - TIC (Analistas de Sistemas, Bacharéis em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Tecnólogos em Processamento de Dados ou em Redes de Computadores), Designers, Gamers, Engenheiros Elétricos, Engenheiros de Redes, Tecnólogos em Telecomunicações, Administradores (quaisquer habilitações), Arquitetos, Profissionais de Comunicação, Jornalistas e demais profissionais de nível superior engajados ou que queiram se engajar no desenvolvimento de soluções em mídias imersivas. Entusiastas em RV que querem aprender Unity e outras engines.


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Acontece na Pós

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Foto ilustrativa

Trabalhos dos alunos da Pós-Graduação em Animação e Arte Digital

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NOME

ÁREA DE ATUAÇÃO

E-MAIL / TELEFONE

Damon Marinho Silva

Pós-Graduação e PIC

damon.silva@iesb.br / (61) 3962-4689

Daniele Rodrigues de Araujo Prates

Secretária de Pós-Graduação

Stricto Sensu - Mestrado

daniele.prates@iesb.br / (61) 3962-4682

Denis Cordeiro dos Santos

Assuntos Financeiros e Administrativos

denis.santos@iesb.br / (61) 3962-4662

Adinaldo Sérgio  de Araujo Costa

Consultor Comercial

Adinaldo.costa@iesb.br / (61) 9 91847508

Mariel Priscilla de Siqueira

Supervisora Comercial

mariel.siqueira@iesb.br /  (61) 39624675  

Mário Henrique de Miranda Lessa  

Gerente Comercial

mario.lessa@iesb.br / (61) 39624675