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Modalidade
GRADUAÇÃO EAD
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Tipo de curso
TECNÓLOGO
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Duração
10 TRIMESTRES
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Por ter domínio das chamadas atividades paralegais e parajurídicas, o tecnólogo em Serviços Jurídicos é bastante requisitado no mundo do Direito.
Desenvolva um perfil engajado e inovador. Domine as chamadas atividades paralegais e parajurídicas – aquelas que demandam conhecimento em relação à legislação e aos procedimentos legais. Através de uma metodologia interativa, promovida de maneira ativa, com base em problematizações e estudos de caso, o IESB forma profissionais capacitados a atender todas as demandas do mercado de trabalho, promovendo hipóteses e soluções práticas às situações que lhes são apresentadas.
Com a praticidade do Ensino a Distância IESB, você pode realizar seus estudos quando, como e onde quiser, com a mesma qualidade das aulas presenciais.
Objetivo geral
Tem como objetivo principal formar profissionais para atuação e execução de serviços de apoio técnico administrativo e de suporte em escritórios de advocacia, auditoria jurídica, recursos humanos e em departamentos administrativos de organizações públicas e/ou privadas.
Objetivos específicos
Formar profissionais que possam:
• Auxiliar o profissional jurídico responsável no cumprimento das determinações legais e judiciais;
• Auxiliar na execução de serviços de auditoria jurídica;
• Gerenciar e arquivar processos e documentos técnicos;
• Analisar e interpretar legislação e determinações judiciais relativas a processo civil, processo penal e processo administrativo, dentre outras áreas jurídicas;
• Prestar atendimento ao público;
• Zelar pela integridade física dos autos e demais documentos, guardando-os de forma a preservar o sigilo e os interesses das partes.
O Tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos do Centro Universitário IESB atuará executando serviços de suporte e apoio técnico-administrativo (no âmbito público e privado), podendo citar: escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como auxiliando no cumprimento das determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, realizando procedimentos e registros cabíveis, além de ser responsável pelo gerenciamento e arquivo de processos e documentos técnicos. Tal profissional irá, ainda, prestar atendimento ao público.
Por fim, vale dizer que o PPC do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos, na modalidade EaD, no IESB, tem por finalidade explicitar os fundamentos, os objetivos, as ações e os caminhos considerados necessários ao desenvolvimento da formação do profissional que se deseja.
As Competências profissionais gerais:
• Compreender as bases conceituais dos princípios humanísticos e éticos; das relações interpessoais; comunicação e informação, princípios e métodos da ciência, tecnologia e processo de trabalho;
• Compreender os conceitos centrais envolvidos na prática profissional do técnico em suas múltiplas dimensões: sociais, econômicas, culturais, políticas, antropológicas, psicológicas, sociológicas;
• Acessar, selecionar e manejar informações;
• Identificar, analisar e interpretar os problemas presentes no ambiente de trabalho;
• Buscar, selecionar e integrar os conhecimentos necessários para as soluções dos problemas;
• Utilizar a metodologia científica na aquisição e na produção do conhecimento;
• Utilizar o raciocínio investigativo para a compreensão dos problemas e tomada de decisões;
• Dominar técnicas concernentes para a produção e aplicação do conhecimento;
• Elaborar procedimentos na área de atuação profissional;
• Utilizar apropriadamente as técnicas, instrumentos, procedimentos e outros recursos tecnológicos aplicados na prática profissional;
• Utilizar de forma adequada os meios de comunicação verbal e não verbal nas relações de trabalho e no atendimento ao indivíduo e/ou coletividade;
• Participar de equipes de trabalho da sua área de competência;
• Atuar como responsável pelo bom andamento das atividades no ambiente de trabalho de acordo com os princípios éticos e morais da sociedade.
As Competências profissionais específicas
• Classificar, reproduzir, pesquisar, conservar, arquivar documentos e autos, visando a integridade física, a segurança quanto às informações contidas nos processos, possibilitando controle, consulta e a entrada e saída de materiais diversos;
• Gerenciar livros, guias e documentos para arquivo;
• Garantir a integridade física dos autos e demais documentos e zelar pela guarda dos processos e dos prontuários respectivos;
• Demonstrar capacidade de verificação de regularidade dos documentos;
• Prestar atendimento ao público com qualidade e eficiência;
• Utilizar-se de equipamentos e programas de informática executando tarefas e aplicando os conhecimentos tecnológicos para o processamento e organização das informações processuais;
• Identificar a importância do planejamento e organização de sistemas específicos de controles internos;
• Redigir correspondência e documentação técnica e oficial (ofícios, cartas comerciais, requerimentos, pautas e atas de reunião, relatório de atividades administrativas, entre outros);
• Executar atividades de auxílio no suporte técnico nas áreas financeiras, de secretariado, tecnologia da informação, recursos humanos, e demais demandas relacionadas à atividade jurídica, interagindo inclusive com a área administrativa;
• Manter contato com clientes e parceiros profissionais via e-mail ou correspondência, objetivando informar-lhes do andamento de seus respectivos processos;
• Utilizar procedimentos de execução de determinações administrativas, aplicando legislação pertinente;
• Acompanhar e auxiliar na execução dos procedimentos oriundos de determinações judiciais;
• Manter registro de processos e alimentar o sistema com informações a respeito de seus andamentos;
• Controlar prazos dos clientes do escritório ou departamento jurídico;
• Auxiliar na elaboração de cálculos judiciais;
• Auxiliar no cumprimento das determinações dos prazos processuais e informar o profissional competente a respeito dos prazos;
• Registrar as petições iniciais distribuídas pelo escritório ou departamento jurídico.
• Registrar e acompanhar os andamentos processuais;
• Registrar e organizar a devolução dos processos aos fóruns;
• Registrar memorandos internos e comunicados destinados à uniformização de condutas que possam assumir relevo jurídico;
• Escriturar livros de registros de documentos jurídicos e/ou administrativos, além de livros de registros de ocorrências;
• Expedir relatórios sobre andamentos processuais;
• Redigir e expedir relatórios sobre pesquisas de jurisprudência e de doutrina;
• Expedir recibos de pagamento de honorários;
• Auxiliar na elaboração de contratos de prestação de serviços;
• Operacionalizar o trâmite de documentos gerenciais e de informação técnico- administrativa;
• Auxiliar na elaboração de memorandos destinados aos mais variados departamentos de empresas privadas ou órgãos públicos, objetivando dar publicidade a normas internas e uniformizar condutas que possam ter reflexos jurídicos;
• Cooperar e interagir com a área jurídica, aprimorando os meios de controle de tarefas e prazos e dando suporte à diretoria jurídica e aos clientes;
• Trabalhar sob a supervisão direta de advogado/supervisor jurídico, gerente de recursos humanos e/ou financeiro/contábil ou diretor de cartório judicial/extrajudicial;
• Analisar métodos e instrumentos de propagação de atos processuais por meios convencionais e por meios eletrônicos;
• Analisar determinações judiciais relativas aos juizados especiais cíveis, criminais e de mediação, de acordo com sua natureza, sua finalidade e sua exequibilidade;
• Planejar, executar e acompanhar projetos da área jurídica;
• Utilizar os princípios do Direito;
• Desenvolver, preparar e realizar processamentos técnicos e expedientes administrativos que se fizerem necessários sob orientação do profissional competente;
• Utilizar-se da informação de forma responsável atendendo os objetivos do Direito;
• Utilizar a terminologia das áreas jurídica, judiciária e administrativa.
O profissional em Gestão de Serviços Jurídicos atua na organização técnico-administrativa de serviços notariais e de registro, em cartórios judiciais e extrajudiciais – como varas judiciais, delegacias de polícia e juntas comerciais entre outros – ou até em escritórios de advocacia.
Sobre o profissional- O profissional em Gestão de Serviços Jurídicos atua na organização técnico-administrativa de serviços notariais e de registro, em cartórios judiciais e extrajudiciais – como varas judiciais, delegacias de polícia e juntas comerciais entre outros – ou até em escritórios de advocacia.
Mercado de Trabalho-
• Escrevente
• Analista de Documentos
• Auxiliar de Processos
Disciplina | Carga Horária |
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DEFINIÇÕES DE CICLOS | |
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Ciclos são compostos de módulos nos quais as disciplinas dialogam de forma articulada entre si. Não existe pré-requisito entre os módulos do mesmo ciclo. |
Disciplina | Carga Horária |
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Coordenadora: Profa. Any Ávila Assunção
Contato: any.avila@iesb.br
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Personalizado para escritórios de advocacia, startup tem o intuito de melhorar a conexão e gestão do atendimento jurídico
Egresso do curso de Direito no Centro Universitário IESB, Rogério Fontes de Resende criou um aplicativo para informar e agilizar os processos em meio aos diversos empecilhos burocráticos que podem ocorrer no meio da advocacia: a Probono.
Por meio do app, os clientes dos escritórios conseguem entender o que está acontecendo em seus processos, além de poderem comentar as dúvidas diretamente com o advogado responsável. Tudo sem juridiquês. “Captamos todos os acontecimentos do processo no Tribunal e enviamos para o cliente do escritório. Já para o advogado, entregamos uma plataforma web que ele também recebe todos os andamentos e consegue responder o cliente quando solicitado. Os conteúdos viram métricas e enviamos um relatório para o dono do escritório entender mais sobre como os clientes estão enxergando o atendimento e identificar oportunidades de melhorias”, explica Rogério.
O advogado conta que a iniciativa surgiu depois de um teste em outro modelo de negócio. Após 11 anos trabalhando em um escritório de advocacia com mais de 200 mil clientes, conseguiu entender muito do cenário da profissão, desde o trabalho do estagiário até as atividades como sócio. “Percebemos que quando o advogado ultrapassa mais de 350 clientes ele começa a ter dificuldade em atender com a mesma qualidade. Devido ao fato de as publicações dos seus prazos serem controladas pelo judiciário, muitas vezes, esses prazos tomam o tempo que advogado teria para atender o cliente, que acaba ficando frustrado em não saber o que está acontecendo com o seu processo”, reforça o advogado.
Formado em Direito no IESB em 2010, Rogério começou os estudos da startup Probono nos encontros do IESB LAB. “Lá, conheci a aceleradora que investiu em nosso projeto e nos ensinou a construir uma empresa. O fomento de apoio do IESB me possibilitou a criação da Probono”, comenta o CEO.
O próximo passo é levar a iniciativa para todo o Brasil, mudando a forma como o cidadão comum tem acesso aos seus direitos. “Acreditamos que uma melhor comunicação vai reduzir a perda de contas, além de estabelecer maior relação de confiança entre advogado e cliente. O futuro está vindo para democratizar a informação e oferecer mais acesso ao sistema judicial”, completa Rogério.
Ana Paula de Oliveira Lima, 08/12/2021