Os projetos sociais e de pesquisa do IESB recebem o apoio da UNESCO com a criação da Cátedra Desafios Sociais Emergentes desde 2008 e, recentemente, a participação do IESB no programa foi renovada por mais dois anos. O Programa de Cátedras é uma iniciativa das Nações Unidas para o desenvolvimento de uma rede de transferência de conhecimentos, pesquisa e extensão.
A preocupação com o desenvolvimento da comunidade local sempre foi um dos pilares do Centro Universitário IESB. Tanto que, desde 2008, os projetos sociais da instituição passaram a receber o apoio da UNESCO com a criação em Ceilândia da Cátedra Desafios Sociais Emergentes. O acordo entre a UNESCO e o IESB acaba de ser renovado.
Por meio da Cátedra UNESCO, o IESB promove um sistema integrado de pesquisa, formação, informação e documentação no domínio dos novos desafios sociais, com enfoque na comunidade de Ceilândia.
“Temos muito orgulho deste reconhecimento da UNESCO em relação aos trabalhos sociais e pesquisas que estamos desenvolvendo desde a fundação da nossa instituição. Entendemos que o impacto na vida dos alunos se faz sentir também por meio da formação de valores humanos de solidariedade, cooperação, ética e respeito. Por isso, o IESB tem este comprometimento entre nossos colaboradores, docentes, estudantes e sociedade civil, de entender que, juntos, podemos alcançar o objetivo primeiro do saber acadêmico: a construção de um mundo melhor”, afirma a professora Eda Machado, fundadora do IESB e diretora da Cátedra na instituição.
Professora Eda conta como tudo começou:
“Em 1994, quando eu voltei a trabalhar na Universidade de Brasília, os Professores Paulo Guimarães e Maria Rosa Magalhães me deram a incumbência de coordenar a Cátedra UNESCO sobre Educação a Distância. Aceitei o desafio e fiquei, de setembro de 1994 a julho de 1999, realizando um trabalho que me rendeu prêmios”.
“Em 2005, o Conselho do IESB decidiu propor à UNESCO a criação de uma Cátedra UNESCO sobre Desafios Sociais Emergentes. Foi feita uma reunião com a participação de Edson Machado de Souza, Célio da Cunha e Eda Machado”.
Em seguida àquela reunião, ficou decidido quais seriam a filosofia e os objetivos da Cátedra e que o pesquisador e Dr. Divonzir Gusso elaboraria o projeto a ser submetido à UNESCO.
“Pouco tempo depois, o Diretor Adjunto da UNESCO, Doutor Márcio Barbosa, veio à Brasília e fizemos um almoço de trabalho, em que participaram, também, Edson Machado, Célio da Cunha e o representante da UNESCO no Brasil, Dr. Vincent Defourny, grande apoiador da criação de uma Cátedra no IESB e que ajudou a dar nome a ela”.
Alguns meses depois, o Dr. Heitor Gurgulino de Souza, que era do Conselho Superior do IESB e Eda Machado, tiveram que ir a uma reunião do Clube de Roma, e passaram por Paris, a fim de conversar com o Diretor de Educação da UNESCO e solicitar a autorização da Cátedra.
Em 2010, com o início das atividades do IESB Oeste, a Cátedra foi transferida para o Campus Liliane Barbosa, em Ceilândia.
Muitos projetos foram realizados com a participação da comunidade de Ceilândia e de Brasília: Projeto Fortalecimento de Vínculos Familiares; Projeto Fênix – em parceria com a Defensoria Pública; Projeto Letrar Cidadania; Projeto Inclusão Digital; Projeto Letramento Interventivo.
Eda C. B. M. de Souza
E-mail para contato: catedraunesco@iesb.br
▪️ Professora Dra. Eda Coutinho Barbosa Machado de Souza – Fundadora do IESB e diretora da Cátedra na instituição;
▪️ Professor Dr. Luiz Claudio Costa – Reitor do Centro Universitário IESB;
▪️ Elany Leão – Sócia Fundadora da Empresa Indústria do Conhecimento;
▪️ Professora Mirela Berendt – Diretora do Campus Liliane Barbosa – Ceilândia/DF.
Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO, que envolve mais de 700 instituições em 116 países, promove a cooperação interuniversitária internacional e o trabalho em rede para melhorar as capacidades institucionais por meio do compartilhamento de conhecimento e do trabalho colaborativo.
O programa apoia o estabelecimento de Cátedras da UNESCO e das Redes UNITWIN nas principais áreas prioritárias relacionadas aos campos de competências da UNESCO – ou seja, na educação, nas ciências naturais e sociais, na cultura e na comunicação.
Por meio desta rede, instituições de ensino superior e pesquisa de todo o mundo reúnem seus recursos, tanto humanos quanto materiais, para enfrentar desafios prementes e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Em muitos casos, as redes e as Cátedras têm pensadores que constroem pontes entre a academia e a sociedade civil. As Cátedras contribuem para documentar decisões políticas, inovar e fortalecer programas universitários existentes.
Em 1992 na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência Eco-92 ou Rio-92. Este evento é considerado um marco na história, pois foi a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em continuidade, as preocupações mundiais sobre desenvolvimento sustentável, em 2002, em Joanesburgo, na África do Sul, ocorreu a Rio+10.
Em 2012, o Rio de Janeiro sediou novamente a Rio+20, resultando no documento “O futuro que queremos”. Este documento fundamentou a origem dos 17 ODS formalizados na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU em 2015.
A ONU estabeleceu 17 objetivos até o ano de 2030. Esse plano global está voltado principalmente para a erradicação da pobreza, proteção ambiental e um mundo mais igualitário.
O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) – Cátedra Unesco deste ano terá como tema os “Desafios Sociais Emergentes: Justiça Social, Meio Ambiente e Cidadania”. O objetivo é promover um sistema integrado de investigação, formação, informação e documentação no domínio dos desafios para incentivar o desenvolvimento de pensamento crítico e prática de pesquisa em estudantes dos cursos de graduação do IESB. Aos interessados, inscrições abertas até 15 de outubro.
Estudante: Fabiano Rabêlo Mendonça
Tema: Direito à Educação: Perspectivas Quanto ao Ensino de Direitos Humanos na Escola Agrícola de Formosa Lucila Saad Batista.
Palavras-chaves: Educação; Direitos Humanos; Escola Agricola
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Estudante: Flávia Dias Chalita Teixeira
Tema: Maternidade no cárcere e os órfãos da liberdade
Palavras-chaves: Mulheres Grávidas Presas; Mães Encarceradas; Habeas Corpus Coletivo
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Estudante: Jair Vanderlei Krewer
Tema: A pessoa com deficiência sob a tutela penal: um estudo sobre o tratamento do apenado com deficiência no sistema carcerário brasileiro.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência; Sistema Carcerário; Dignidade da Pessoa Humana
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Estudante: José Henrique Ferreira Bona
Tema: A proteção social do preso civil na concessão do auxílio-reclusão no ambiente carcerário do Distrito Federal
Palavras-chave: Auxílio-reclusão; Preso Civil; Não Efetivação; Direitos Sociais
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Estudante: Rafael Mesquita da Rosa
Tema: Núcleos de práticas jurídicas como instrumentos de justiça social: uma análise do funcionamento do NPJ do Centro Universitário IESB na concreção do acesso à justiça
Palavras-chaves: Acesso à Justiça; Núcleo de Práticas Jurídicas; Justiça Social; Hipossuficiente
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