Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade social atingiu o nível da Extensão Universitária no ano 2000. O núcleo de projetos do IESB em Ação promove e fomenta a contribuição do Centro Universitário como protagonista na integração comunitária.
O Programa abraça diversos serviços, projetos e ações gratuitas de extensão universitária, desenvolvendo pesquisas, rodas de conversa, prestação de serviços como orientação jurídica, comunicação comunitária, alfabetização de jovens e adultos, apoio pedagógico, atendimento psicológico e nutricional individual e comunitário, além de cursos e oficinas de curta duração voltadas para o desenvolvimento social, humano e econômico do público externo e interno atendido.
O envolvimento e o comprometimento do IESB com a comunidade ganharam maior intensidade em 2005, com a criação da Diretoria de Responsabilidade Social e Extensão. Desde então, o Programa IESB em Ação desenvolve projetos continuados, como os de incentivo à educação e à geração de renda, realizados na comunidade do Varjão. Desde 2010 as ações do Programa vêm priorizando a comunidade de Ceilândia.
O IESB em Ação atua associando o Ensino à Extensão e ao Voluntariado, agregando alunos, professores e comunidade, independentemente de período ou curso. Nosso principal objetivo é unir a teoria à prática em prol da construção de uma sociedade melhor.
As ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social do IESB são organizadas em torno de áreas temáticas, em consonância com as políticas de Extensão e de Desenvolvimento Institucional do IESB:
As ações de Responsabilidade Social foram iniciadas no início dos anos 2000, com projetos e atividades voltadas para comunidades carentes do Distrito Federal. Neste período, tinham como foco ações de orientação jurídica, alfabetização de adultos e atendimento psicológico. Entre os anos de 2002 e 2004, o IESB consolidou o Programa IESB EM AÇÃO com atividades na comunidade do Varjão, onde foram desenvolvidas:
As principais atividades em funcionamento atualmente giram em torno de projetos, serviços e eventos gratuitos voltados para o desenvolvimento social, humano e econômico do público atendido.
Nossos atendimentos são realizados de maneira gratuita e, em caso de continuidade, os atendidos são encaminhados para projetos sociais e/ou serviços ofertados na Instituição. O objetivo é incentivar o estudante do IESB a aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As atividades acontecem em prol da comunidade por meio de:
– Eventos de atendimento integrados e gratuitos realizados nas comunidades;
– Ações de formação e suporte técnico à entidades sociais.
O projeto tem como objetivo proporcionar a aplicação prática de conhecimentos, por meio da oferta de atividades lúdicas, educativas e de formação, em áreas temáticas distintas e que são elencadas como tema, a partir das demandas da realidade local, na rede pública de ensino de áreas vulneráveis do Distrito Federal. O projeto também está responsável por apresentar a estudantes da Educação Básica (Fundamental e Médio) aos cursos de Graduação ofertados na Instituição, esclarecendo dúvidas sobre a profissão e formação profissional. As atividades envolvem:
– Palestras, feiras e sensibilizações nas escolas públicas;
– Ações de formação de professores, estágios e suporte técnico.
Tem como objetivo realizar atividades de formação interdisciplinar e cidadã para os estudantes, levantando discussões de temas como:
– Questões de gênero e violência contra a mulher;
– Questões étnico-raciais e intergeracionais;
– Respeito à diversidade e direitos humanos.
O objetivo é levar atividades culturais para estudantes, docentes, corpo técnico-administrativo e comunidade por meio de ações como:
– Exibição de peças teatrais;
– Exposições fotográficas e de arte;
– Exibição e debate de filmes;
– Eventos culturais e musicais.
Incentivamos, desde cedo, o ingresso no mercado de trabalho. O objetivo da iniciativa é oportunizar aos alunos e à comunidade ações de incremento para facilitar ou ampliar o acesso ao trabalho e à renda, promovendo ações como:
– Inclusão Digital;
– Capacitações de empreendedorismo;
– Feiras de empreendedorismo e microempresários.
A preocupação com o meio ambiente também é um papel das instituições de ensino. Realizamos ações de preservação ambiental, com foco no uso correto da água e reciclagem de materiais. São realizadas ações como:
– Eventos de conscientização ambiental, como caminhadas, mutirões, plantio de mudas;
– Campanhas de uso consciente de recursos naturais nos campus do IESB.
Atendemos ao público de instituições e organizações sociais da comunidade de Ceilândia, por meio de parcerias na assistência técnica, no atendimento social, psicológico, nutricional, jurídico, na alfabetização e reforço escolar, entre outros.
Os serviços do curso de Psicologia (campus Sul e Oeste) disponibilizam atendimentos psicoterapêuticos para crianças, jovens, adultos e idosos. Em Ceilândia, a iniciativa disponibiliza, ainda, atendimento especializado para Queixas Escolares por meio do NAQE – Núcleo de Queixas Escolares.
O Núcleo de Serviço Social, comandando pelo curso de Serviço Social do IESB, oferece suporte social à comunidade que busca os serviços, além de coordenar o Núcleo de Acolhimento Integrado, que compõe os projetos Fênix, Pimpin e demais eventos comunitários, como orientação sobre direitos sociais, benefícios, programas governamentais e apoio técnico à entidades sociais.
A Clínica de Nutrição disponibiliza atendimento nutricional para crianças, jovens, adultos e idosos, além de realizar atividades nas áreas de nutrição escolar, nutrição esportiva, nutrição hospitalar, etc.
O Programa de Assistência Jurídica à Comunidade – NPJ (campus Oeste) presta assessoria gratuita, atendendo casos de violência contra a mulher, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de projetos especiais direcionados ao atendimentos de casos que envolvem racismo, violência doméstica e refugiados de áreas em conflitos de guerra.
A Clínica-Escola de Odontologia oferece atendimentos presenciais gratuitos nas áreas de endodontia (canal), denstística (restaurações) e periodontia (gengivas). Os tratamentos são realizados no campus da Asa Sul e são abertos à comunidade IESB e público externo.
Cursos envolvidos: Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Psicologia.
Público: o projeto atende a adolescentes e jovens grávidas, e também atende a crianças de até seis anos de idade e seus familiares/responsáveis.
Local: oficinas sobre sexualidade – em escolas da rede pública de Ceilândia/DF; oficinas com bebês e responsáveis – campus Norte do Centro Universitário IESB ou na sede de organizações da sociedade civil parceiras.
Cursos envolvidos: Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição.
Público: familiares responsáveis pelas crianças bolsistas do Projeto Esporte em Ação (as atividades acontecem enquanto as crianças fazem aula de judô).
Projeto parceiro: Esporte em Ação
Cursos envolvidos: Serviço Social e Psicologia.
Público: pessoas em sofrimento psíquico e suas famílias (há uma triagem das famílias para participar).
Cursos envolvidos: Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição.
Parceiros: Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), Sistema de Limpeza Urbana (SLU), Pavilhão João Calmon (PJC) e afins.
Local: sede das cooperativas participantes e/ou escolas, conforme a atividade.
Cursos envolvidos: Pedagogia.
Público: pessoas adultas e idosas da comunidade local.
Local: Ceilândia.
Cursos envolvidos: Administração, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Serviço Social.
Público: pessoas da comunidade local e acadêmica. A cada semestre aproximadamente 90 pessoas concluem os cursos.
Cursos envolvidos: Jornalismo.
Público: Para a produção das reportagens, foram entrevistadas dezenas de pessoas de todo o Brasil, mas em especial aquelas que residem no DF.
Público: Discentes e comunidade externa.
Cursos envolvidos: Serviço Social.
Público: Discentes e comunidade externa.
Cursos envolvidos: Administração, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos.
Público: Discentes e comunidade externa.
Cursos envolvidos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos.
Público: Discentes e comunidade externa.