IESB em Ação

Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade social atingiu o nível da Extensão Universitária no ano 2000. O núcleo de projetos do IESB em Ação promove e fomenta a contribuição do Centro Universitário como protagonista na integração comunitária.

Sobre o IESB em Ação

O Programa abraça diversos serviços, projetos e ações gratuitas de extensão universitária, desenvolvendo pesquisas, rodas de conversa, prestação de serviços como orientação jurídica, comunicação comunitária, alfabetização de jovens e adultos, apoio pedagógico, atendimento psicológico e nutricional individual e comunitário, além de cursos e oficinas de curta duração voltadas para o desenvolvimento social, humano e econômico do público externo e interno atendido.

O envolvimento e o comprometimento do IESB com a comunidade ganharam maior intensidade em 2005, com a criação da Diretoria de Responsabilidade Social e Extensão. Desde então, o Programa IESB em Ação desenvolve projetos continuados, como os de incentivo à educação e à geração de renda, realizados na comunidade do Varjão. Desde 2010 as ações do Programa vêm priorizando a comunidade de Ceilândia.

Extensão e Voluntariado

O IESB em Ação atua associando o Ensino à Extensão e ao Voluntariado, agregando alunos, professores e comunidade, independentemente de período ou curso. Nosso principal objetivo é unir a teoria à prática em prol da construção de uma sociedade melhor.

As ações desenvolvidas no âmbito do Programa de Responsabilidade Social do IESB são organizadas em torno de áreas temáticas, em consonância com as políticas de Extensão e de Desenvolvimento Institucional do IESB:

Histórico do IESB em Ação

As ações de Responsabilidade Social foram iniciadas no início dos anos 2000, com projetos e atividades voltadas para comunidades carentes do Distrito Federal. Neste período, tinham como foco ações de orientação jurídica, alfabetização de adultos e atendimento psicológico. Entre os anos de 2002 e 2004, o IESB consolidou o Programa IESB EM AÇÃO com atividades na comunidade do Varjão, onde foram desenvolvidas:

  • Criação do Programa de Assessoria Jurídica Popular;
  • Criação da Diretoria de Responsabilidade Social;
  • Programa ABC – Alfabetização de Adultos;
  • Projeto Colorindo o Mundo – recreação com crianças;
  • Projeto Esporte em Ação- atividades desportivas para jovens;
  • Projeto Mapa Verde – Comunidade do Varjão – Sensibilização ambiental;
  • Projeto Kidsmart – Brinquedoteca no Varjão;
  • Qualificação Funcional no IESB – Cursos de Alfabetização, Informática e Português para funcionários;
  • Participação no 4º Fórum Nacional de Instituições de Ensino Superior de Instituições Socialmente Responsáveis;
  • Atividades de Informação, alfabetização e cuidados com a saúde para Idoso no Varjão;
  • Realização do Encontro de Gerações;
  • Realização de Sessão de Cinema e Corais para idosos do Varjão.

Ações em Andamento

As principais atividades em funcionamento atualmente giram em torno de projetos, serviços e eventos gratuitos voltados para o desenvolvimento social, humano e econômico do público atendido.

IESB NA COMUNIDADE

Nossos atendimentos são realizados de maneira gratuita e, em caso de continuidade, os atendidos são encaminhados para projetos sociais e/ou serviços ofertados na Instituição. O objetivo é incentivar o estudante do IESB a aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. As atividades acontecem em prol da comunidade por meio de:

– Eventos de atendimento integrados e gratuitos realizados nas comunidades;

– Ações de formação e suporte técnico à entidades sociais.

IESB NAS ESCOLAS

O projeto tem como objetivo proporcionar a aplicação prática de conhecimentos, por meio da oferta de atividades lúdicas, educativas e de formação, em áreas temáticas distintas e que são elencadas como tema, a partir das demandas da realidade local, na rede pública de ensino de áreas vulneráveis do Distrito Federal. O projeto também está responsável por apresentar a estudantes da Educação Básica (Fundamental e Médio) aos cursos de Graduação ofertados na Instituição, esclarecendo dúvidas sobre a profissão e formação profissional. As atividades envolvem:

– Palestras, feiras e sensibilizações nas escolas públicas;

– Ações de formação de professores, estágios e suporte técnico.

IESB CIDADÃ

Tem como objetivo realizar atividades de formação interdisciplinar e cidadã para os estudantes, levantando discussões de temas como:

– Questões de gênero e violência contra a mulher;

– Questões étnico-raciais e intergeracionais;

– Respeito à diversidade e direitos humanos.

IESB+CULTURA

O objetivo é levar atividades culturais para estudantes, docentes, corpo técnico-administrativo e comunidade por meio de ações como:

– Exibição de peças teatrais;

– Exposições fotográficas e de arte;

– Exibição e debate de filmes;

– Eventos culturais e musicais.

IESB+EMPREENDEDORISMO E EMPREGABILIDADE

Incentivamos, desde cedo, o ingresso no mercado de trabalho. O objetivo da iniciativa é oportunizar aos alunos e à comunidade ações de incremento para facilitar ou ampliar o acesso ao trabalho e à renda, promovendo ações como:

– Inclusão Digital;

– Capacitações de empreendedorismo;

– Feiras de empreendedorismo e microempresários.

IESB+SUSTENTÁVEL

A preocupação com o meio ambiente também é um papel das instituições de ensino. Realizamos ações de preservação ambiental, com foco no uso correto da água e reciclagem de materiais. São realizadas ações como:

– Eventos de conscientização ambiental, como caminhadas, mutirões, plantio de mudas;

– Campanhas de uso consciente de recursos naturais nos campus do IESB.

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE

Atendemos ao público de instituições e organizações sociais da comunidade de Ceilândia, por meio de parcerias na assistência técnica, no atendimento social, psicológico, nutricional, jurídico, na alfabetização e reforço escolar, entre outros. 

Os serviços do curso de Psicologia (campus Sul e Oeste) disponibilizam atendimentos psicoterapêuticos para crianças, jovens, adultos e idosos. Em Ceilândia, a iniciativa disponibiliza, ainda, atendimento especializado para Queixas Escolares por meio do NAQE – Núcleo de Queixas Escolares.

O Núcleo de Serviço Social, comandando pelo curso de Serviço Social do IESB, oferece suporte social à comunidade que busca os serviços, além de coordenar o Núcleo de Acolhimento Integrado, que compõe os projetos Fênix, Pimpin e demais eventos comunitários, como orientação sobre direitos sociais, benefícios, programas governamentais e apoio técnico à entidades sociais.

A Clínica de Nutrição disponibiliza atendimento nutricional para crianças, jovens, adultos e idosos, além de realizar atividades nas áreas de nutrição escolar, nutrição esportiva, nutrição hospitalar, etc.

O Programa de Assistência Jurídica à Comunidade – NPJ (campus Norte e Oeste) presta assessoria gratuita, atendendo casos de violência contra a mulher, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de projetos especiais direcionados ao atendimentos de casos que envolvem racismo, violência doméstica e refugiados de áreas em conflitos de guerra.

A Clínica Escola de Odontologia oferece atendimentos presenciais gratuitos nas áreas de endodontia (canal), denstística (restaurações) e periodontia (gengivas). Os tratamentos são realizados no campus da Asa Sul e são abertos à comunidade IESB e público externo.

Projetos Sociais Continuados

Projeto Integrado Multidisciplinar da Primeira Infância (PIMPIN)

Cursos envolvidos: Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Psicologia.

Sobre o projeto:

  • Orientações e atendimento sobre direitos e benefícios sociais para gestantes e familiares;
  • Rodas de Conversa sobre parto, amamentação e cuidados ao bebê;
  • Sessões de orientações coletivas​ e acompanhamento psicológico individual na Clínica Escola de Psicologia, quando necessário;
  • Sessões de orientação nutricional com demonstração de cuidados com a alimentação e preparação dos alimentos e acompanhamento nutricional da gestante e do bebê na Clínica de Nutrição, quando necessário;
  • Rodas de Conversa com Homens sobre fortalecimento do papel do pai;
  • Oficinas sobre sexualidade, autoestima, direitos e comportamentos saudáveis para adolescentes em escolas e espaços juvenis/CESAM;
  • Consultas clínicas de orientação com enfermagem.

Público: o projeto atende a adolescentes e jovens grávidas, e também atende a crianças de até seis anos de idade e seus familiares/responsáveis.

Local: oficinas sobre sexualidade – em escolas da rede pública de Ceilândia/DF; oficinas com bebês e responsáveis – campus Norte do Centro Universitário IESB ou na sede de organizações da sociedade civil parceiras.

Fortalecimento de Vínculos Familiares

Cursos envolvidos: Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição.

Sobre o projeto:

  • Aulas de judô para crianças e familiares;
  • Rodas de Conversa sobre temas correlatos a relação entre familiares responsáveis, cuidadores e crianças;
  • Orientação social sobre direitos das crianças e serviços especializados;
  • Letramento interventivo, atendimento e encaminhamentos para reforço escolar;
  • Convivência e fortalecimento de vínculos.

Público: familiares responsáveis pelas crianças bolsistas do Projeto Esporte em Ação (as atividades acontecem enquanto as crianças fazem aula de judô).
Projeto parceiro: Esporte em Ação

Projeto Conviver

Cursos envolvidos: Serviço Social e Psicologia.

Sobre o projeto:

  • Atividades de formação e capacitação em saúde mental para estudantes, egressos e comunidade em geral, associadas ao atendimento/acompanhamento de famílias com pessoas em sofrimento psíquico.

Público: pessoas em sofrimento psíquico e suas famílias ​(há uma triagem das famílias para participar).

Projeto Fênix

Cursos envolvidos: Serviço Social, Psicologia, Enfermagem, Nutrição.

Sobre o projeto:

  • Assessoria técnica a cooperativas de catadores de materiais recicláveis;
  • Atividades de divulgação e orientação sobre meio ambiente/reciclagem em escolas da rede pública de Ceilândia/DF;
  • Orientação sobre direitos sociais para catadores/cooperados.

Parceiros: Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), Sistema de Limpeza Urbana (SLU), Pavilhão João Calmon (PJC) e afins.
Local: sede das cooperativas participantes e/ou escolas, conforme a atividade.

Projeto Letrar Cidadania

Cursos envolvidos: Pedagogia.

Sobre o projeto:

  • Alfabetização de adultos baseadas na metodologia de Paulo Freire, para pessoas da comunidade local que nunca foram alfabetizadas e/ou tiveram experiências de não aprendizado na idade escolar.

Público: pessoas adultas e idosas da comunidade local.
Local: Ceilândia.

Projeto de Inclusão Digital

Cursos envolvidos: Administração, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Serviço Social.

Sobre o projeto:

  • Oferta de curso de informática básica, animações, editores de texto e planilhas eletrônicas para pessoas da comunidade e estudantes;
  • Entrega de certificados de conclusão.

Público: pessoas da comunidade local e acadêmica. A cada semestre aproximadamente 90 pessoas concluem os cursos.

Revista Redemoinho

Cursos envolvidos: Jornalismo.

Sobre o projeto:

  • Disciplina prática do curso de Jornalismo para atuar como repórter e produzir matérias especiais para a Redemoinho, a revista laboratorial do curso;
  • Momento de vivenciar a rotina das redações, vasculhar temas de cunho social, entender o papel do jornalista na sociedade e dar voz à histórias silenciadas.

Público: Para a produção das reportagens, foram entrevistadas dezenas de pessoas de todo o Brasil, mas em especial aquelas que residem no DF.

Projeto Ação Solidária Covid-19

Sobre o projeto:

  • Amenizar os impactos da pandemia e acolher discentes e usuários dos projetos continuados do IESB em Ação que tiveram perda na renda em decorrência da pandemia da Covid-19, especialmente aqueles em situação de risco e vulnerabilidade social;
  • Auxílio emergencial de apoio à inclusão digital, programa de descontos nas mensalidades, doação de mais de 1.000 cestas básicas e acolhimento psicológico na Clínica de Psicologia.

 

Público: Discentes e comunidade externa.

Projeto EFEM

Cursos envolvidos: Serviço Social.

Sobre o projeto:

  • Projeto de Empreendedorismo Feminino em parceria do IESB com o Todas Elas, projeto da Fundação Assis Chateaubriand;
  • Promover e auxiliar o empreendedorismo feminino entre comunidades periféricas do Distrito Federal, a partir da realidade das usuárias do projeto encaminhadas para atendimento;
  • Atendimentos socioassistenciais presenciais e remotos para entender demandas urgentes e definir estratégias de intervenção.

 

Público: Discentes e comunidade externa.

Projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF

Cursos envolvidos: Administração, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos.

Sobre o projeto:

  • Suporte contábil a pessoas de baixa renda, bem como microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos;
  • Centro de geração de conhecimento tributário por meio de discussões, criação de palestras, grupos de estudos e treinamentos.

 

Público: Discentes e comunidade externa.

Projeto Observatório Social e Fiscal

Cursos envolvidos: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos.

Sobre o projeto:

  • Contribuir para a formação de cidadãos aptos a intervir no aperfeiçoamento da gestão;
  • Palestras, lives, cursos, minicursos e pesquisas.

 

Público: Discentes e comunidade externa.

RELATÓRIOS ANUAIS DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

📎 Relatório de Responsabilidade Social 2021

📎 Relatório de Responsabilidade Social 2020

📎 Relatório de Responsabilidade Social 2019

📎 Relatório de Responsabilidade Social 2018

📎 Relatório de Responsabilidade Social 2016

📎 Relatório de Responsabilidade Social 2015

📎 Relatório de Responsabilidade Social 2014