Sobre a CPA

Criada em 2004 por meio do Ato da Direção Geral nº 6 de 17//06/2004, e em respeito à Lei Federal nº 10861, de 10/04/2004, a Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário IESB (CPA-IESB) é o organismo responsável por diagnosticar a realidade educacional da Instituição, permitindo o melhor planejamento e execução de ações visando a melhor experiência possível do corpo docente, da comunidade de alunos e dos nossos colaboradores.

A Comissão é formada por membros de cada segmento acadêmico: professores, coordenadores, colaboradores acadêmicos e reitoria; que se reúnem a cada dois meses para discutir os parâmetros a serem desenvolvidos ou revistos. 

Priorizamos a criação de uma cultura de avaliação, com base na participação de toda a comunidade acadêmica. Prezamos por uma vertente participativa e colaborativa, buscando sempre a utilização dos resultados para proporcionar mudanças significativas e correções ágeis dos paradigmas que prejudicam ou atrapalham o desempenho da Instituição.

ETAPAS DA AUTOAVALIAÇÃO

A CPA, seguindo as orientações gerais do INEP/MEC, planeja e executa a Autoavaliação Institucional por meio de três etapas: sensibilização, desenvolvimento e consolidação.

Sensibilização

Além da divulgação e convite para responder às autoavaliações, tem o propósito de criar e reforçar a cultura avaliativa dentro do Centro Universitário IESB. Para tanto, a CPA solicita a criação de informativos veiculados em meios físicos (cartazes e faixas) e em plataformas eletrônicas (site, mailing e nos sistemas Docente Online, Coordenador Online, Aluno Online, Intranet e Blackboard).

Desenvolvimento

Compreende a aplicação dos instrumentos de pesquisa referentes a cada segmento avaliado (aluno, professor, corpo técnico-administrativo e ex-alunos) com o objetivo de diagnosticar a qualidade dos cinco eixos avaliados pelo SINAES.

Consolidação

Refere-se à confecção de relatórios técnicos, divulgação dos resultados e acompanhamento das ações institucionais em decorrência dos resultados da Autoavaliação Institucional.

O QUE VAMOS AVALIAR?

A CPA optou por analisar todos os cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas no art. 3º da Lei nº 10.861, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Fatos Rápidos

Confira algumas informações importantes sobre a CPA

Afinal, o que é a CPA?

O termo CPA significa Comissão Própria de Avaliação. Esta é, portanto, uma comissão destinada a autoavaliação do Centro Universitário IESB, e que envolve uma ação institucional planejada e intencionalmente participativa, englobando todos os segmentos acadêmicos e administrativos, inclusive os dirigentes superiores, que atuam na sensibilização, nas discussões dos resultados e na formulação de indicadores e de políticas para o planejamento estratégico.

E qual é a importância da CPA?

A avaliação aponta determinadas facetas de uma realidade sócio-educacional complexa, sendo imprescindível para identificar potencialidades e limitações, apontando variáveis institucionais que carecem de aperfeiçoamento. A avaliação interna afirma seu valor na medida em que propõe melhorias nos processos diagnosticados.

Como é formada a CPA?

A CPA é constituída por 13 (treze) membros designados pelo Ato da Reitoria nº. 32 de 17/08/2020 e possui a seguinte estrutura:

• 4 representantes do corpo docente, sendo ao menos um da área de Ciências Humanas e Sociais e o outro da área de Ciências Exatas e Tecnológicas;
• 3 representantes do corpo discente;
• 3 (três) representantes do corpo técnico administrativo;
• 3 (três) representantes da sociedade civil organizada.

Os membros que atualmente representam o corpo docente são a Profª. Ms. Mirela Berendt Pinto da Luz, o Prof. Dr. Alexandre Alberto Freire Jorge, a Profª. Ms. Cândida Lemos França Mariz e a Profª. Ms. Vivian de Oliveira.

Os membros que contemplam o corpo discente são Camila Torres Conde, Jamires Araújo Almeida e Lucas Perin Manchine.

Os membros que integram o corpo técnico administrativo são Ms. Rodrigo Monteiro de Castro Souza, Ricardo Júnio Ferreira, Nádia Chaves Ferreira.

Os membros que formam a sociedade civil organizada são Janete Saud, Drª. Dileine da Cunha e o Prof. Dr. Célio da Cunha.

Atualmente, a CPA é presidida pela Profª. Ms.Mirela Berendt Pinto da Luz. Essa composição diversa busca trazer diferentes olhares, ideias e concepções para o processo de autoavaliação do Centro Universitário IESB.

Por que é importante que eu responda a CPA?

Na pesquisa aplicada pela CPA você, aluno, terá a oportunidade de avaliar diferentes aspectos que influenciam sobre a sua vida acadêmica, específicas do seu curso ou do Centro Universitário como um todo. Você poderá avaliar a qualidade das disciplinas que cursa, o trabalho dos professores, a infraestrutura do campus, os canais de atendimento do IESB, entre outros.

É a partir das suas respostas que podemos identificar os pontos que precisam ser melhorados, e propor mudanças.

Quais são as mudanças promovidas com base nas pesquisas da CPA?

Com base nos resultados obtidos por meio das pesquisas, a CPA sugere aos gestores do IESB melhorias a serem feitas, seja em relação a infraestrutura, atendimento, questões acadêmicas, etc.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao acessar nossas páginas, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.