Colação de Grau

Encerre o ciclo da Graduação no Ensino Superior com uma cerimônia especial organizada pelo IESB.

Como funciona?

Agora que você já completou todos os requisitos exigidos por lei para ter acesso ao exercício de uma profissão de nível superior, é hora de celebrar. No IESB, mantemos a tradição da outorga de grau acadêmico, uma cerimônia oficial, solene e pública, que conta com a presença de todos os envolvidos na sua formação: desde os seus familiares e amigos próximos até os professores e colaboradores institucionais.

Entendemos que esta é a última etapa obrigatória do ciclo acadêmico para que você se torne um profissional de nível superior, e que todo o tempo e dinheiro investidos devem valer a celebração. A partir de agora, você estará apto a enfrentar novos desafios da vida profissional, e também a colher os louros dessa responsabilidade! Parabéns!

A outorga de grau acadêmico é a confirmação de que o aluno formando completou todos os requisitos exigidos pela lei e pelos regulamentos do país para ter acesso ao direito de exercer uma profissão de nível superior. Significa o ato final da missão educacional da instituição em relação a cada um dos seus alunos.

Mas, para que a Colação de Grau seja realizada da melhor maneira, são necessários alguns procedimentos. Confira o Manual de Colação e as principais informações da cerimônia:

📎 MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

📎 INFORMATIVO DE COLAÇÃO DE GRAU

Comunicado

COLAÇÃO DE GRAU PARA OS DISCENTES FORMANDOS DO 1º MÓDULO TRIMESTRAL DE 2021

Comunicamos que, os discentes formandos do 1º módulo trimestral de 2021, dos cursos da modalidade a distância, colarão grau na sessão solene de colação de grau coletiva, prevista para acontecer no período de 28 DE JULHO A 5 DE AGOSTO, junto com os formandos do 1º semestre de 2021. Aos formandos do 1º módulo trimestral que precisam comprovar a conclusão do curso/ colação de grau antes da sessão solene, realizaremos o Ato Acadêmico Interno de Colação de Grau Remota de Antecipação.

Para a solicitação do Ato Acadêmico Interno de Colação de Grau de antecipação, o discente deverá comprovar, através de envio de documento, o motivo para antecipação. Dentre os motivos, elencamos alguns, como;

I.         Inscrição em pós-graduação, com a comprovação de que a instituição exige o diploma;

II.        Posse em cargo público, com respectiva nomeação ou convocação do órgão;

III.       Contratação ou promoção de trabalho;

IV.       Mudança de estado ou país, com a apresentação de cópia do bilhete de passagem; contratos de locação, ou documento de moradia comprobatório;

V.        Transferência ex-officio, mediante documento comprobatório;

VI.       Doenças impeditivas, com a apresentação de atestado médico.

A solicitação para o Ato Interno de Colação de Grau de antecipação será realizada através do portal:

Aluno On-line > Serviços > Solicitação de Serviços > Ato Interno de Colação de Grau

(Ao realizar o pedido no aluno online, o estudante, enviará a documentação comprobatória no ítem “anexo” antes de confirmar a solicitação)

No período correspondente a 28 de maio a 14 de junho de 2021.

O Ato Interno de Colação de Grau de antecipação, será no dia 22 DE JUNHO DE 2021.

Perguntas e respostas sobre a Colação de Grau

COMO SABER SE ESTOU APTO A PARTICIPAR DA SOLENIDADE?

Verifique seu histórico acadêmico no Aluno on-line. É válido ressaltar que a vida acadêmica do aluno é de sua inteira responsabilidade.

FUI CONVOCADO PARA O ENADE E NÃO COMPARECI, POSSO COLAR GRAU?

Não. Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade é componente curricular obrigatório e fica disponibilizado no histórico escolar do estudante a situação de regularidade ou irregularidade.

 A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade se dá quando:

1. Não preenche o questionário do estudante ou
2. Não comparece no dia da prova

Após a regularização junto ao ENADE, o estudante deverá solicitar a participação na colação de grau e solicitação de diploma.

ESTOU COM PENDÊNCIA FINANCEIRA, POSSO COLAR GRAU E RETIRAR O DIPLOMA?

O aluno que tiver pendência financeira junto à instituição não é impedido de participar da solenidade e nem de retirar o diploma.

Para regularizar as pendências financeiras, deverá procurar o setor financeiro do IESB.

COM PENDÊNCIA DE UMA DISCIPLINA OU DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES, POSSO COLAR GRAU?

Não. Para participar da colação de grau é necessário ter cumprido os pré-requisitos de integralização curricular do curso, não será permitida a participação do aluno de forma simbólica.

SOBRE O ATO INTERNO DE COLAÇÃO DE GRAU, ONDE OBTER INFORMAÇÕES?

1. As datas referentes ao ato acadêmico interno de colação de grau (solicitação e transmissão) ficarão disponíveis no calendário acadêmico, disponível no site do IESB.

2. As solicitações deverão ser realizadas pelo portal do aluno on-line > Serviços > Solicitação de Serviços > Ato Interno de Colação de Grau.

3. As respostas ficarão disponíveis no portal aluno on-line > Serviços > Serviços Solicitados > Ato Interno de Colação de Grau. (Indeferimento ou deferimento e horário do ato).

APÓS A PARTICIPAÇÃO DO ATO INTERNO DE COLAÇÃO DE GRAU DE ANTECIPAÇÃO OU DE AUSÊNCIA, O ALUNO PODERÁ PARTICIPAR DA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU?

Não. Pois o ato interno de colação de grau é oficial.

NA COLAÇÃO DE GRAU REMOTA, COMO SERÁ O ACESSO PARA OS ALUNOS E CONVIDADOS?

Na solenidade:

1. O formando que participará da colação de grau, receberá no seu e-mail, cadastrado no sistema da Instituição, o link para acesso à sala virtual e informações sobre os procedimentos para a sessão solene;

2. Para os convidados ficará disponível no canal do Youtube do IESB e na página de colação de grau o link da transmissão da sessão solene.

No Ato Interno Acadêmico de Colação de Grau:

1. O formando receberá no seu e-mail cadastrado no sistema da Instituição o acesso à sala virtual e informações sobre os procedimentos sobre o ato. Não será aberto ao público externo por se tratar de uma cerimônia exclusiva aos formandos.

2. No ato interno não haverá discurso e homenagens.

OBS: Nas situações apresentadas acima, a Instituição encaminhará e-mail com até 48 horas que anteceda o evento. Será de responsabilidade do aluno acompanhar o parecer de sua solicitação no portal do aluno e e-mail, pois não será divulgado para as Centrais de Relacionamento ou Polos.

Ata de Colação de Grau

A ata de colação de grau será assinada de maneira eletrônica pelos alunos que participarão da solenidade obedecendo os seguintes requisitos:

• Ter solicitado a participação na colação de grau, assim como sua solicitação deferida;

• Na sessão solene do dia da colação de grau de seu curso, ter o registro de sua presença confirmada (alunos que colarão presencial e remoto).

Cumprindo essas normatizações segue:

ASSINATURA NA ATA DE COLAÇÃO DE GRAU ELETRÔNICA

1. Será enviado dentro de um prazo de até 5 dias após a colação de grau, através do e-mail cadastrado no sistema do IESB, o token para assinatura da ata de colação de grau.

2. Ao receber o token por e-mail, acessar o portal do aluno on-line > Serviços > Confirmar token.

3. Se o token der como expirado, no e-mail tem a opção de “reenviar token

OBS: A confirmação na colação de grau será atestada somente após a assinatura na ata, ou seja, confirmação do token.

📎 CONFIRA A CARTILHA PARA ASSINATURA DE COLAÇÃO DE GRAU

Contato

Se ainda houver dúvidas relativas exclusivamente à Colação de Grau, entre em contato conosco:

Horário de atendimento: 10h às 13h e 14h às 19h
Telefone: 3962-4807
E-mail: colacao@iesb.br

Solicitação de Diploma

Sobre a solicitação de diploma, quais são os procedimentos?

1. A solicitação de diploma está disponível no portal do aluno on-line > Serviços > Requerimento > Solicitação de diploma.

2. Poderão solicitar alunos matriculados no último período do curso, sem pendência de disciplina.

3. Após a data prevista de colação de grau, somente alunos concluídos com data de colação de grau poderão realizar a solicitação de diploma.

4. Alunos prováveis formandos e formados se houver pendência de obras na biblioteca não poderão solicitar o diploma, deverão regularizar.

5. Ao abrir a solicitação de diploma, deverá enviar os documentos que constam pendentes.

6. Após enviar a solicitação, esta será analisada pela equipe responsável pelo processo de solicitação de diploma, e será enviado o espelho de diploma para validação ou uma mensagem solicitando o reenvio de algum documento que à época da matrícula foi recebido ilegível ou que agora está vencido. (Será de responsabilidade do aluno acompanhar o processo pelo portal do aluno e e-mail, pois sempre que houver uma interação – IESB e Aluno – haverá atualização no portal do aluno/ Solicitação de diploma e uma notificação no e-mail).

7. A solicitação de diploma será considerada formalizada somente após o aceite no espelho de diploma.

8. Se aluno solicitar o diploma antes da colação de grau, o prazo de entrega será de até 60 dias após a colação de grau. Se o aluno solicitar o diploma após a colação de grau, o prazo para entrega é de 60 dias a contar da data do aceito do espelho de diploma.