Curso de Serviço Social realiza a ação "Outubro Rosa"

No dia 1o de outubro, o curso de Serviço Social do Centro Universitário IESB realiza o Outubro Rosa, reiterando a campanha nacional do mês de conscientização do Câncer de Mama. A ação acontece nos períodos matutino e vespertino.

Pela manhã, a partir de 08h30, tem a Feira de Saúde, onde será abordado o tema da prevenção ao Câncer de Mama, orientação sobre alimentação saudável para prevenir as dislipidemias, distribuição de material educativo e preservativos. Ainda, haverá orientação e prevenção ao tratamento HIV/AIDS. A Feira acontece com a participação dos cursos de Enfermagem e Nutrição e a parceria do Centro de Saúde nº 8, no Hall do Bloco B do Campus Oeste.

A partir de 14h30, acontece a Roda de Conversa sobre Violência Obstétrica, com a professora Analise Ferraz como facilitadora do encontro. O debate acontece no Hall do Bloco C e é organizado pelo Projeto Igualdade de Gênero e Enfrentamento à Violência – Núcleo de Serviço Social, IESB Oeste.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Com informações de Outubro Rosa
Por Laura Maria


Compartilhe: