Maratona de Programação traz competidores de todo o DF para o IESB

No último sábado (9), a Maratona de Programação trouxe ao Campus Sul do Centro Universitário IESB, estudantes de Computação para a etapa regional da competição. A instituição foi representada por quatro equipes: Programação Orientada à Cebola (POC), BitBox, JGJHackudões e Catilangos do Cerrado.

Maratona-de-Programa-o-61.jpg

Em um primeiro momento, os competidores fizeram o credenciamento e puderam participar de um treinamento durante a manhã. No período da tarde, aconteceu a Maratona em que as equipes tinham de responder perguntas dentro de suas áreas. A cada resposta correta, um balão era garantido. Ao final, quem mais tinha balões, garantiu o primeiro lugar e a classificação para a etapa Nacional.

Maratona-de-Programa-o-13.jpg  Maratona-de-Programa-o-20.jpg

As equipes do IESB ficaram entre os 15% melhores times do Brasil vencendo grandes times nessa etapa regional. O resultado foi superior ao do ano passado, além de terem já garantido o primeiro lugar na Maratona do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Maratona-de-Programa-o-24.jpg  Maratona-de-Programa-o-27.jpg

Para a coordenadora dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, Patrícia Moscariello, os resultados surgem após muito esforço e comprometimento dos alunos, que se prepararam com simulados da Maratona semanalmente. O potencial dos alunos pode leva-los a figurar entre os finalistas brasileiros. “As equipes do IESB provaram que têm muito potencial e conquistaram grandes feitos esse ano. Acredito que muitos são inéditos”, concluiu a professora.

Maratona-de-Programa-o-231.jpg  Maratona-de-Programa-o-51.jpg

Sobre a Maratona

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM. Participam da Maratona 20 equipes de todo o Distrito Federal. A competição é composta de até 12 problemas que deverão ser respondidos em cinco horas de prova. A cada resposta correta, um balão é dado à equipe. Aquela que tiver com mais balões ao final da ação é classificado. Os 15 primeiros colocados na Maratona participam da competição Nacional que acontece no dia 10 de novembro em Foz do Iguaçu.

Por Laura Maria


Compartilhe: