Publicado em 19 de novembro de 2024
Entre os dias 4 e 8 de novembro, na Cidade Universitária, campus Butantã, em São Paulo, o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP promoveu o II Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina e o IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. O evento teve como propósito reunir pesquisadores, especialistas, estudantes e demais interessados para discutir o pensamento social das humanidades voltado para a América Latina, abordando temas cruciais para compreender seu papel na complexa dinâmica mundial.
O Prolam, criado em 1998, reúne professores da Universidade de São Paulo que desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão focadas nos aspectos teóricos e práticos da integração latino-americana. Realizado no Auditório Nicolau Sevcenko da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o evento contou com 13 mesas-redondas e conferências, além de mais de 600 trabalhos inscritos. Durante o congresso, também foi realizado o Fórum Internacional Latino-Americano, com o intuito de fomentar intercâmbios entre instituições.
Entre os convidados de destaque estavam o antropólogo Gregório Mesa Quadros, da Faculdade de Direito, Ciências Políticas e Sociais da Universidade da Colômbia, a antropóloga Rita Segato, da Universidade Autónoma de Entre Rios, Argentina, e a educadora Dalila de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os temas discutidos nos dois eventos abrangem questões fundamentais para a compreensão da América Latina, com foco em Direitos Humanos, Educação, Políticas Públicas, Justiça Social, Geopolítica Mundial e Latino-Americana, entre outros tópicos. Além das conferências, o congresso também promoveu mesas-redondas diárias, das 14h às 18h, com especialistas de universidades e instituições de diversos países da América Latina e do Brasil.
O IESB teve uma participação no evento, com a apresentação de um artigo pela estudante Haya Jabbour, aluna do curso de Relações Internacionais. Sua pesquisa, intitulada “A Influência da Hegemonia Internacional na Discussão da Sustentabilidade na ONU: Uma Análise Gramsciana do ODS 8”, foi apresentada na quinta-feira e representou uma experiência enriquecedora para a aluna.
Haya compartilhou sua gratidão pela oportunidade, ressaltando a importância do evento no debate acadêmico sobre questões desafiadoras e que promovem novas perspectivas para a América Latina. Ela também destacou que a aprovação de seu artigo foi uma grande conquista, fruto de seu projeto de iniciação científica no IESB, com a orientação do professor e coordenador do curso de Relações Internacionais, Marco Antonio de Meneses Silva.
´´Esse evento é reconhecido pela sua importância no debate acadêmico sobre temas que desafiam e promovem novas visões para a América Latina. A aprovação do meu artigo para apresentação foi uma conquista muito gratificante, resultado do trabalho que desenvolvi como parte de meu projeto de iniciação científica no IESB, com a valiosa orientação do professor e coordenador do curso de Relações Internacionais, Marco Antonio de Meneses Silva´´, afirmou Haya. Ela destacou a excelente recepção que teve no congresso, e sua colega de curso, Millena Rafaela, que também participou mas na qualidade de ouvinte.
´´Foi uma experiência incrível para nós duas, representando o IESB em um evento de grande porte e relevância. O congresso na USP foi uma experiência única, que proporcionou um verdadeiro salto na nossa trajetória acadêmica. Estar entre especialistas da área, aprender com as trocas e fortalecer laços profissionais foram partes fundamentais desse processo, que agora levam a minha pesquisa para novos caminhos e novas possibilidades´´, disse Haya, que acredita que a participação no evento abriu novas possibilidades para sua pesquisa e carreira.
A participação no congresso da USP proporcionou uma vivência acadêmica rica, e contribuiu para a formação de novas perspectivas e possibilidades para os estudos sobre a América Latina e suas complexas questões no cenário global. O IESB parabeniza a iniciativa e celebra a jornada acadêmica da sua estudante de Relações Internacionais, reafirmando seu compromisso com uma educação de qualidade e incentivando os alunos a participarem dos futuros congressos.