Publicado em 8 de abril de 2025
O primeiro Encontro de Conexão Baunilha, promovido com o objetivo de aproximar diferentes elos da cadeia produtiva e gastronômica do Distrito Federal, reuniu 63 participantes, entre produtores, pesquisadores, técnicos, chefs e entusiastas. O evento proporcionou um espaço para discussões sobre o presente e o futuro da baunilha brasileira.
Entre os palestrantes, estiveram a Dra. Araceli Perez Silva, a Dra. Tainá Zaneti, a Ms. Claudia Nasser, a produtora rural Ângela M.O. Almeida, o Dr. Daniel Simas e o Dr. Roberto Fontes Vieira. O encontro evidenciou a importância da baunilha produzida no Brasil, especialmente no Distrito Federal e também destacou os desafios enfrentados pelos produtores, que vão desde o beneficiamento até a comercialização e o consumo.
A Realidade da Baunilha Brasileira
No Brasil, a baunilha ainda é um produto de difícil acesso, com grande parte do consumo nacional dominado por essências sintéticas. A produção local enfrenta obstáculos logísticos, como a padronização da qualidade e a dificuldade de inserção no mercado. Isso se reflete em um cenário em que a baunilha brasileira é pouco valorizada e tem seu consumo limitado.
A Dra. Tainá Zaneti, especialista da FAPDF, destacou a importância de integrar a baunilha brasileira na gastronomia, perfumaria e indústria farmacêutica. Segundo ela, a gastronomia pode avançar para as cozinhas brasileiras e abraçar nossos ingredientes nativos, entre eles a baunilha.
´´A baunilha brasileira resiste e existe, está pronta para ocupar seu lugar de destaque na gastronomia, na perfumaria e na indústria farmacêutica. Para que isso aconteça, é necessário estruturar uma cadeia produtiva sustentável e competitiva.”
Turismo Rural e Valorização da Baunilha
O Distrito Federal, ainda em estágio inicial no que diz respeito à cadeia produtiva da baunilha, tem grandes possibilidades de crescimento. Iniciativas como a da produtora rural Ângela M.O. Almeida, da Quinta do Alecrim, mostram como o turismo rural gastronômico pode ser um grande aliado na valorização da baunilha e na preservação ambiental. A Quinta do Alecrim, que cultiva a baunilha com enfoque em práticas sustentáveis, é um exemplo de como o setor pode crescer e se destacar, proporcionando aos visitantes uma experiência única que une gastronomia, sustentabilidade e educação ambiental.
Carlos, um dos participantes, também ressaltou a importância de olhar para o potencial local e valorizar os ingredientes nativos.
“Negligenciamos e deixamos de usar o que o mundo inteiro olha para a gente, ignoramos e olhamos para fora. De uma maneira muito lenta, essa supervalorização do que é nosso começa a se apresentar.”
Ele acrescentou que, se os produtores não existissem, a baunilha estaria em falta no mercado. A maior dificuldade, segundo ele, é a falta de acesso. “Como viabilizar isso? Difundir o acesso?” – questiona Carlos, enfatizando a importância da preservação da história e da cultura da baunilha no Brasil.
Desafios de Mercado e Produção
Amanda, da startup de tecnologia que desenvolve produtos à base de baunilha, compartilhou um desafio comum no setor: a dificuldade de encontrar matéria-prima de qualidade no mercado.
´´O marketing ajuda bastante nisso, o storytelling do cerrado é muito bom, e as pessoas ficam ávidas para comprar, porque querem fazer parte disso.” Ela ressaltou que, embora as pessoas conheçam a baunilha através da essência, poucas sabem como a planta realmente se apresenta: uma orquídea trepadeira que dá origem a um fruto.
De acordo com Amanda, a principal barreira para disponibilizar produtos no mercado é justamente a escassez de fornecedores. Devido à produção limitada e à complexidade de cultivo, é difícil determinar a qualidade da baunilha, o que gera desafios para consumidores e produtores.
O Caminho Para o Futuro da Baunilha Brasileira
O caminho para a valorização da baunilha no Brasil passa pela união de produtores, pesquisadores e profissionais da gastronomia. Ao fortalecer a cadeia produtiva e fomentar o consumo consciente, será possível garantir o crescimento do setor. O IESB agradece aos profissionais presentes no evento e incentiva discussões importantes como essa para somar na nossa rica culinária Brasileira.