Conheça formas alternativas de fazer um TCC

Publicado em 10 de dezembro de 2021

Professores do IESB apresentam formatos criativos e inovadores para trabalhos de conclusão de curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um constante protagonista na vida dos estudantes, mas que ainda gera dúvidas na hora da sua apresentação. Ele representa a etapa final na vida universitária e se caracteriza, normalmente, “como um trabalho acadêmico, de cunho teórico, empírico ou científico, que busca analisar as variáveis que interferem no problema investigado”, afirma a professora do curso de Administração do IESB, Beatriz Albarelo.

Ela explica que, no TCC, a pesquisa bibliográfica é a mais recomendada, por ampliar o olhar do aluno que está começando como pesquisador. Entre as dicas, a professora destaca: pensar em um problema que seja passível de mensuração e fácil de analisar; escolher um tema relacionado a algo que faz sentido para a trajetória de vida ou profissional do estudante; escolher um método de coleta e análise de dados que seja familiar; pensar em um público-alvo que o aluno tenha acesso; e, ao gerar os resultados da pesquisa, procurar ser imparcial e fidedigno nas análises caso o caso seja familiar. “Aqui cabe a ética do pesquisador ou clínico ao escolher um objeto que não tenha conflitos de interesse. Na hora de divulgar os dados, escolher um meio de comunicação em que o trabalho gere impacto social”, afirma a professora.

E na hora de construir e apresentar este trabalho final do curso, novas formas criativas vêm surgindo entre os estudantes. Professor do curso de Administração do IESB, Regiano Alves conta que, desde que entrou no IESB, vem lidando com ideias inovadoras de construção e apresentação do trabalho. Chegou a propor um TCC por equipe. “A ideia era pegar um grupo de alunos do 8° semestre e oferecer treinamento de informática básica e profissionalizante para a comunidade mais carente. Os alunos adoraram e colocaram a mão na massa. Aprenderam a fazer planilhas de orçamento, cronograma para mapear o tempo, resolução de problemas e aspectos de liderança. Enfim, vários conceitos que a gente explicava para eles na teoria foram colocados em prática”, completa o Professor.

Existem ainda projetos, como o realizado pelo egresso de Administração do IESB, Renan Sardinha, que transformou o seu TCC em um evento de campeonato de futebol, batizado de IESBol, “O antigo organizador se formou e eu assumi o lugar. Sempre gostei disso. Eu já tinha uma pequena agência de eventos focada na parte de esportes, que fazia algumas ações do tema no formato corporativo. Chegou a hora do trabalho de conclusão do curso e pensei: por que não usar a organização de um evento como TCC?”, comenta.

Sem dúvidas, os ganhos em realizar um TCC de forma criativa e inovadora, que desperte o interesse do aluno são inegáveis. Porém, o professor Breno Adaid, do curso de Mestrado em Administração do IESB, ressalta que a habilidade de dissertar sobre um problema utilizando o método científico traz muitos benefícios, mesmo que o mercado de trabalho não funcione dessa maneira. “Compreender o processo científico é importante e faz com que o aluno também performe melhor no mercado”, orienta o professor. A sugestão é conversar com o professor para encontrar o melhor caminho, criativo e que possa contribuir com o aprendizado do aluno.

Mais notícias