Publicado em 18 de novembro de 2021
O avanço tecnológico tem ajudado cada dia mais no desenvolvimento de diversas áreas, inclusive, na da saúde, ao permitir a criação de novos processos, ferramentas e métodos, que ajudam a aumentar a qualidade de vida das pessoas. Um exemplo é a evolução da medicina preventiva, para a antecipação de doenças ou até mesmo para o diagnóstico precoce.
De olho nisso, alunos e egressos do curso de Ciência da Computação desenvolveram nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) projetos que fazem uma fusão entre tecnologia, inovação e saúde. Conheça alguns deles:
O egresso Rodrigo Touriño desenvolveu um projeto que unificou inteligência artificial para detecção da Covid-19 usando imagens de raio X. O trabalho de Rodrigo consiste em sistema web inteligente que possibilita usuários a enviarem seus exames radiológicos e receberem as classificações computadas pelo modelo de aprendizagem de máquina. Assim, segundo ele, o projeto se propõe a ser mais uma ferramenta no combate contra a Covid-19, podendo auxiliar profissionais da saúde na avaliação de exames radiológicos para o diagnóstico da doença.
A expectativa de Rodrigo é que o projeto auxilie no processo de descoberta e avanço no tratamento da Covid-19, tornando o diagnóstico mais acessível e ágil. “Esse trabalho também pode servir como base para outros projetos de inteligência artificial com foco na área da saúde”, afirma.
Veja o trabalho completo aqui: Detecção da Covid-19 usando raio-x
Com foco na inclusão, Izabela Ramos projetou como produto do TCC um teclado virtual touchscreen, que funciona com diferentes vibrações. Izabela explica que a proposta é que a navegação touchscreen também seja inclusiva, orientando a pessoa a navegar através de vibrações e emitindo os sons dos caracteres. A proposta criada não é exclusiva para smartphones, mas também pode ser aplicada em eletrodomésticos compatíveis com o touchscreen.
A aluna conta que a maior dificuldade na produção do trabalho foi testar a aplicação e comparar a eficácia entre as soluções atuais de acessibilidade com a que ela estava criando. Para ela, a experiência trouxe a percepção de uma tecnologia mais humana. “Eu extraí dessa experiência mais humanidade na tecnologia, às vezes eu quero produzir um texto, ligar o forno para fazer uma torta, ajustar a temperatura da geladeira e aquele meu amigo deficiente visual também quer fazer tudo isso sozinho”.
Veja o trabalho completo aqui: Teclado android para pessoas com deficiência visual
A inteligência artificial veio como uma mão na roda nos mais diversificados aspectos, entre eles a detecção e tratamento de doenças, como o hipertireoidismo, que é a produção em excesso de um hormônio pela tireoide. Os egressos Luiz dos Santos e Paulo Henrique Alves desenvolveram uma solução automatizada por meio de técnicas de inteligência artificial para a detecção de possíveis portadores de hipertireoidismo.
Luiz acredita que o projeto ajudará em um diagnóstico e um tratamento mais ágil para a doença, já que envolve um sistema tecnológico. “A inteligência artificial se apresenta como uma importante aliada dos profissionais de saúde, contribuindo para as mudanças dos processos tradicionais para processos cada vez mais precisos e automatizados”, afirma. Para ele, a tecnologia veio para gerar facilidades para todos e que o trabalho o deu a oportunidade de desenvolvimento de aplicações com inteligência artificial que, segundo ele, será o futuro da computação.
Veja o trabalho completo aqui: TCC sobre Hipertireoidismo e Inteligência Artificial
Por Vitória Alice Silva