Publicado em 30 de abril de 2021
Conhecer aspectos específicos sobre a cultura, política e economia da China é parte fundamental no processo de concretização de bons negócios com o titã asiático. É o que dizem os professores que compõem o curso de Formação Avançada de Negócios com a China, organizado em conjunto pelo Centro Universitário IESB e Universidade de Coimbra, de Portugal. Em live realizada na manhã do dia 29/04, especialistas debateram sobre as oportunidades que o maior parceiro comercial do Brasil reserva no âmbito dos negócios.
“A China é o principal parceiro econômico do Brasil há anos. Basicamente um terço do que o Brasil exporta é direcionado para a China. As oportunidades são cada vez maiores, mas essa brecha de conhecimento sobre os chineses impede o acesso a essas possibilidades”, alertou a doutora em relações internacionais e professora na Universidade de Negócios Internacionais e Economia em Pequim, na China, Tatiana Prazeres. A especialista será uma das professoras do curso, que recebe matrículas até dia 7 de maio. Leia mais clicando aqui.
Ao longo do curso, adiantou indicou Tatiana, um dos temas que serão abordados é a situação demográfica da China, que atualmente ocupa o posto de país mais populoso do mundo, com 1,39 bilhão de habitantes. “A China está terminando o censo que é feito a cada 10 anos e a população chinesa está envelhecendo e vai começar a diminuir. Vamos explorar o que isso significa em termos de consumo, de desempenho econômico”, antecipou.
Outro assunto latente e fundamental para os que têm a pretensão de negociar com os chineses é a questão ambiental. “O presidente chinês adotou prazos para neutralizar o carbono. Isso deu início a uma disputa tecnológica que vai determinar como consumimos, como transportamos. Essa dinâmica voltada ao clima é muito importante, principalmente agora, com a mudança de posicionamento dos americanos”, concluiu, ao referir-se à política ambientalista do presidente eleito americano, Joe Biden.
Tecnologia, certamente, também não ficará de fora do escopo de estudo do curso. De acordo com Prof. Dr. Humberto Ribeiro, especialista na área de negócios, e que também irá compor o curso, há uma oportunidade clara para negócios inovadores com a China. “A China do futuro é para onde se encaminha o país asiático, a sociedade ‘smart’. São novos ‘vales do silício’ que têm surgido naquele país e observar isso de forma atenta é fundamental”, sinalizou.
Ribeiro destaca outras três áreas que serão destaque no curso: Commodities e as relações de exportação, serviços e mercado de consumo doméstico chinês e geopolítica internacional. “Vamos falar dos produtos oriundos do extrativismo e como é a exportação para a China. Vamos entender como é o dia a dia do cidadão chinês e suas práticas e consumo, logística, urbanização que tem sido fortíssima no país. E a dimensão geopolítica no aspecto das alianças e correntes de investimento da China com o mundo”, detalhou.
O encontro está registrado na íntegra no nosso canal do Youtube. Assista!
Serão 60 horas de conteúdo síncrono – ou seja, com conferências expositivas entre professores e alunos em tempo real -, realizadas de forma remota, sendo 40h ministradas por professores de Coimbra e outras 20h por profissionais do IESB. O valor do curso é R$ 1.500,00, será aberto para todos os públicos e pode ser parcelado em até três vezes.
As matrículas poderão ser realizadas até o dia 7 de maio. Há programas de desconto: quem se inscrever para uma vaga entre 30/04 e 03/05, contará com 20% de desconto no valor total do curso. Aos que optarem por garantir sua vaga entre 04/05 e 07/05, o desconto será de 10% . Os horários serão o mesmo para todas as aulas, que ocorrerão de segunda a sexta, entre 18h e 20h, a partir do dia 10 de maio. Serão quatro módulos (A, B, C e D. Confira a seguir os temas abordados em cada fase do curso:
A – Língua, Cultura e Literatura Chinesas, 10 a 14 maio, coord. Prof.ª Doutora Cristina Zhou, UC (10 horas);
B – Direito Comercial, Contratos e Arbitragem Internacional, 17 a 28 maio, coord. Prof. Doutor Antônio Pinto Monteiro e Prof. Doutor Pedro Maia, UC (20 horas);
C – Economia e Comércio Internacional, 31 maio/1, 2, 7 e 8 junho, coord. Prof. Doutor Luís Pedro Cunha, UC (10 horas);
D – A Prosperidade Econômica da China – Evolução e Prognóstico para a Próxima Década, 9 a 22 junho, coord. Prof.ª Doutora Tatiana Prazeres, IESB (20 horas).