Curso de Gastronomia do IESB transforma o cenário da Capital Federal

Publicado em 19 de maio de 2022

Ao longo dos 16 anos, o curso de gastronomia formou mais de 1.600 chefs destaques no mercado gastronômico da cidade, considerada terceiro polo da gastronomia nacional

Brasília é considerada hoje o terceiro polo da gastronomia nacional, não apenas pela frequência dos bares e restaurantes, mas também pela qualidade e criatividade dos chefs de cozinha. E nesta história, um tempero vem fazendo toda a diferença: o curso de Gastronomia do Centro Universitário IESB, que desde 2006 vem impactando a culinária da capital federal. Muitos restaurantes da cidade são de ex-alunos da instituição.

Nota máxima no MEC e referência no Centro-Oeste e Brasil, o curso de Gastronomia do IESB tem duração de quatro semestres e segue reconhecido por desenvolver nos alunos criatividade, técnicas e conhecimento. Tudo isso por meio de aulas práticas e teóricas, executadas por profissionais extremamente qualificados em modernos laboratórios, com a participação de chefs de destaque no cenário brasileiro e internacional. Ao longo dos anos, a cozinha do IESB já recebeu nomes renomados da área, como os chefs Alex Atala, Bela Gil, Claude Troisgros, Wonsik Jeong, Patrice Bressoud, Christophe Pouy, da Escola Ritz Escoffier de Paris, entre outros. “Eu já visitei escolas de gastronomia de vários países e as instalações do IESB são inigualáveis”, compartilhou Christophe, durante visita ao Centro Universitário.

A criação do curso de gastronomia do IESB foi uma proposta inovadora da professora Eda Machado, fundadora da instituição, que viu um futuro promissor na área. No início, foram feitas visitas às escolas de gastronomia, desde aquelas dos Estados Unidos, como a Culinary Institute of America (CIA), até a École Hôtelière de Lausanne, na Suíça. Após várias visitas, também, nas escolas de gastronomia do Brasil, foi feita uma parceria por seis anos com o Instituto Argentino de Gastronomia (IAG), e o chef Pablo André foi o primeiro professor e coordenador do curso. No ano seguinte, o argentino Sebástian Parasole foi convidado para a coordenação, cargo que ele ocupa até hoje. “Somos muito gratos aos chefs professores e funcionários do nosso curso de gastronomia. Aos donos de restaurantes e líderes da área, como a chef Mara Alcamim e a colunista Liana Sabo, entre outros. Foram eles que nos ajudaram, desde o início, e ainda ajudam, a fazer da gastronomia de Brasília uma das melhores do país”, agradece a professora Eda.  

Com mais de 1.600 alunos formados para o mercado de trabalho, o curso promove, desde 2021, o Sem Reserva, programa transmitido no canal do IESB no Youtube com a participação de ex-alunos do curso, que compartilham suas histórias de sucesso na profissão. Egressos do IESB como Marcelo Petrarca, várias vezes apontado como o Melhor do Ano, Catarina Freire, Igor Janiques, Diego Badra, entre outros profissionais referências na gastronomia brasiliense, já passaram pelo programa que pode ser visto no Youtube da Instituição.

“Eu era aluno de turismo do IESB quando o curso de gastronomia abriu. De cara já me encantou a imponência da estrutura. Minha experiência foi maravilhosa. Tenho muito carinho pela instituição e pela equipe de docência. São os meus mestres. Na gastronomia, encontrei o prazer de estudar e ser um profissional diferente. Sou completamente grato pelo tempo que passei no IESB”, conta Diego Badra, cozinheiro e apresentador de TV. Formado no curso em 2009, ele vê a gastronomia sem rótulos e de forma muito dinâmica. Chefia a cozinha do Conca, seu restaurante, e para lá leva ingredientes inusitados, sazonais, e conhece a história de cada um deles e dos pequenos produtores que nos dão a oportunidade de ter esses alimentos à mesa.  Um exemplo de profissional que explora tudo a fundo e tem curiosidade para conhecer, criar e inovar a gastronomia da nossa capital.  Confira a participação de Diego Badra no Sem Reserva:

Chef Diego Badra

Mais notícias