Publicado em 1 de março de 2023
No dia 11 de fevereiro, o empreendedor Josué Oliveira, 41 anos, criador do Ateliê Festmania, esteve no Campus Sul para partilhar experiências empresariais com estudantes do curso. Antigo zelador, morador do entorno e um verdadeiro case de sucesso, o empresário foi convidado pela professora de Redação Publicitária, Nívea Braga, para inspirar a trajetória dos alunos e pelo fato da temática colorida facilitar a produção de conteúdo visual e contribuir para a construção de um bom portfólio.
Josué explica que começou o negócio por uma necessidade. Quando não encontrou bons serviços para a festa infantil de seu filho, decidiu botar a mão na massa e resolver o problema. Após o sucesso da festa, o então zelador confeccionou um boneco do personagem infantil Chico Bento e conseguiu vendê-lo a uma moradora do prédio em que trabalhava, no Sudoeste, em Brasília — DF.
Percebendo que poderia conseguir uma renda maior do que em seu trabalho atual, Josué decidiu estudar sobre empreendedorismo e abriu sua própria loja virtual em uma plataforma da internet. Em seguida, veio o investimento de um ponto físico: “Comecei a assistir vários vídeos sobre o assunto, e então em 2013 montei uma loja virtual, cadastrei alguns produtos, o acervo foi crescendo e decidi sair do emprego fixo. Após abertura em um ponto comercial nada favorável, o resultado foi que o empreendimento quebrou em 3 meses.”
Reviravolta
Josué se reergueu e decidiu tentar novamente, mas logo após conseguir um ponto comercial movimentado, começou a pandemia da Covid-19 e os decretos de lockdown o forçaram a quebrar o contrato, forçando-o a perder a renda e alguns meses de aluguel.
Parecia que não tinha mais jeito, mas ele conta como se recuperou: ‘’Retornamos à loja inicial e fracionamos os itens por fotos, cadastramos nos meios digitais que até então estavam um pouco esquecidos e, para nossa surpresa, o ano de 2020 da pandemia foi o de maior crescimento. Todos decidiram fazer pequenas festas em casa e o principal meio de busca (dos clientes) foi através do Google, no qual estávamos com vários itens cadastrados. O resultado disso foi sucesso e frutos que estamos colhendo até hoje.’’
Um dia no IESB
Durante a palestra e com a ajuda de um dos alunos, o artesão montou um cenário em tempo real para os estudantes compreenderem, na prática, a sua profissão. A partir daí, a turma elaborou um plano de trabalho através da investigação das redes sociais e do marketplace da empresa. “Vocês estão se formando para serem resolvedores de problemas. Eu faço o que amo há dez anos e não posso nem falar que trabalho. Eu me divirto”, inspirou Josué.
Para a Professora Nívea Braga, docente da disciplina, a interação com a comunidade é essencial para dar sentido à educação. “Aqui no IESB, cada estudante tem a oportunidade de trabalhar com casos reais que trazem aplicabilidade para a teoria aprendida. Ao lidar com clientes assim, a turma se sente motivada a criar e podem ter as campanhas realmente veiculadas. Além disso, essas interações despertam o desejo pessoal de alguns em ter o próprio negócio.”
Segundo encontro
Durante a primeira palestra, os alunos foram desafiados a apresentar duas peças ao empreendedor no dia 25 de fevereiro, quando retornaria ao IESB. O primeiro desafio era fazer uma análise com sugestões para as redes sociais da empresa e o segundo ficou a critério dos alunos, que foram divididos em grupos e encorajados a encontrar soluções para a divulgação do negócio de Josué.
O segundo encontro foi proveitoso para os estudantes, que apresentaram vídeos, panfletos e posts para o Instagram do empreendedor. O destaque foi o Slogan’’Festmania: mania de festejar’’ criado pelas alunas Katllen Figueiredo e Susanne Santos, que agradou o artesão e já está sendo usado pela empresa em campanhas publicitárias.
Por Iago Victor Leite