Publicado em 17 de novembro de 2021
O projeto atende mulheres em situação de vulnerabilidade em regiões administrativas do DF
O Projeto Efem é a mais recente iniciativa do IESB em Ação, o núcleo de Responsabilidade Social do IESB, e foi criado para promover e auxiliar o empreendedorismo feminino entre comunidades periféricas do Distrito Federal. Em parceria com o Todas Elas, da Fundação Assis Chateaubriand, a iniciativa promove, entre novembro e dezembro deste ano, um ciclo de lives sobre assuntos relacionados ao tema. As próximas transmissões serão no perfil do Instagram do Efem para discutir questões previdenciárias e apresentar algumas experiências de mulheres negras donas do próprio negócio.
Organizado pelo curso de Serviço Social do IESB, o projeto Efem tem por objetivo apresentar as ferramentas necessárias para criar e manter um negócio de forma viável, oferecer auxílio nas jornadas de diferentes mulheres e oportunizar cenários em que elas se tornem bem sucedidas e alcancem a tão sonhada independência financeira. A iniciativa atende mulheres empreendedoras em situação de risco e vulnerabilidade social das regiões administrativas de Samambaia e Brazlândia, e pretende contribuir com o desenvolvimento dessas comunidades.
Entre as atividades desenvolvidas, alunas(os) e professoras(os) envolvidas(os) com o Efem proporcionarão atendimentos socioassistenciais e encaminhamento de mulheres vinculadas ao projeto Todas Elas para os serviços gratuitos oferecidos pelo IESB. Como as clínicas-escola de atendimento em saúde, bem como para os equipamentos públicos existentes nas regiões de Brazlândia e Samambaia.
Na última sexta-feira (19/11), o Efem transmitiu live sobre os efeitos da gestão financeira em negócios conduzidos por mulheres e a mestra em psicologia, Luciana de Barros, foi convidada pelo projeto para dar dicas de como lidar com o dinheiro e gerir o recurso. De acordo com a professora do IESB Erci Ribeiro, docente do curso e coordenadora do Efem, “a live foi ao encontro das necessidades das mulheres empreendedoras, principalmente, no que se refere à organização financeira, gestão e a lida emocional com o dinheiro”.
Próximos encontros
Em continuidade, o Efem recebe no dia 29/11, às 11h, Joice Marques, ativista social, produtora cultural e coordenadora geral no Quilombo Urbano Akotirene, uma organização de mulheres negras. A live vai trazer o relato das experiências no empreendedorismo com o objetivo de propor soluções para os desafios enfrentados por esse público.
Já no dia 08/12, das 9h30 às 10h30, a professora Kesia Araújo, docente do curso de Serviço Social do IESB, vai fechar o ciclo de palestras com uma live sobre questões previdenciárias. No encontro, ela explicará sobre os direitos e auxílios ao quais mulheres empreendedoras têm direito.
Conheça o Efem
A proposta do projeto Efem é oportunizar reflexões e olhar crítico sobre o empreendedorismo feminino para encarar os desafios reais e propor ferramentas para que mulheres em situação de risco ou vulnerabilidade social possam abrir o próprio negócio e conquistar independência financeira. Além disso, a professora Erci conta que “essa é uma grande oportunidade dentro do processo de estágio para que estudantes de Serviço Social tenham e vislumbrem na sua prática a efetividade do que está posto no código de ética do(a) assistente social”.
Assim, a iniciativa se propõe a colocar em prática as seguintes atividades:
●Realizar atendimento por meio de ficha de atendimento individual e da escuta qualificada, além de fazer orientações a partir da compreensão dos fatos;
●Fortalecer e trazer visibilidade ao trabalho de mulheres empreendedoras e autônomas que buscam independência financeira no empreendedorismo;
●Criar mecanismos de expansão do empreendimento por meio do acolhimento e da escuta ativa, a fim de detectar possíveis situações que fragilizam e comprometem a qualidade de vida das profissionais e que afeta sua produção;
●Distribuir uma cartilha informando a rede de apoio socioassistencial às mulheres vítimas de violência doméstica e prevenção ao câncer de mama;
● Lives com temas que atendam às necessidades de mulheres empreendedoras.
Não perca as lives:
Tema: Mulheres negras e o relato de experiências, trazendo uma proposta de soluções para os desafios
🗓️: 29/11
⏰: 13h
▶️: @projetoefem2021
Tema: Questões previdenciárias
🗓️: 08/12
⏰: 9h30 às 10h30
▶️: @projetoefem2021