O que é o Open Banking e como isso vai mudar a vida do consumidor?

Publicado em 1 de setembro de 2021

Conversamos com o professor Riezo Almeida, coordenador do curso de Ciências Econômicas do IESB

Open Banking é um sistema em que o usuário pode autorizar que seus dados pessoais e financeiros sejam compartilhados entre os bancos. O intuito é facilitar o acesso a produtos e serviços bancários. Cada empresa de serviços financeiros conhecerá os produtos oferecidos pelas demais e os clientes saem ganhando.

Para o Prof. Riezo Almeida, coordenador do curso de Ciências Econômicas do IESB, além de facilitar o acesso a serviços, o Open Banking traz inovação ao sistema financeiro, fomenta a concorrência e dá maior liberdade ao cliente na hora de escolher serviços.

“Nossos alunos, por exemplo, poderão decidir quando e com quem desejam compartilhar seus dados financeiros para fazer o melhor negócio possível. Ele poderá gerir financeiramente seu rendimento, simular crédito, investimentos, empréstimos em diversas instituições e até mudar de instituição financeira quando quiser, com maior celeridade”, explica o professor.

Segundo ele, agora que nos acostumamos com a dinâmica do PIX e temos uma nova relação entre os clientes e os bancos, está sendo implementada uma nova tecnologia que vai auxiliar a população brasileira. “E no futuro, a tendência é que essa relação chegue a baratear os custos dos serviços bancários”, completa.

Confira abaixo, cinco dicas do Prof. Riezo Almeida sobre como o Open Banking pode te ajudar na prática:

Dica 1: Precisa de crédito bancário? Com a abertura de dados pelo Open Banking, o usuário poderá escolher rapidamente a melhor taxa de juros apropriada e compará-la.

Dica 2: Novas fontes de receita e oportunidades. Sim, um jovem estudante e empreendedor poderá ampliar seu relacionamento financeiro. Por exemplo, esse empreendedor poderá comprar seus produtos para vender pagando à vista, utilizando um empréstimo bancário. Vamos à prática: para pagar um fornecedor de refrigerante no valor de R$1 mil, pagando à vista fica R$ 950,00. Para achar a solução financeira, o aluno só precisa buscar um banco que cobre menos que 5% de juros.

Dica3: É importante ficar atendo aos dados e informações financeiras.

Dica 4: Haverá mais ofertas de cartões de crédito sem anualidade e com cashback a partir de agora e temos muito a ganhar. Vale a pena ficar de olho.

Dica 5: Portabilidade. Essa dica é para quem está com dívidas. A ideia é buscar a melhor taxa para quitar o empréstimo e conseguir oportunidades com a solução tecnológica.

Por Larissa Alves

Mais notícias