Parceria Sesc e IESB: alunas de Nutrição compartilham experiências de estágio

Publicado em 19 de maio de 2021

Estudantes trabalham na área de produção, atuando diretamente na supervisão e gestão das cozinhas, e também com aconselhamento nutricional

Alunos de Nutrição do Centro Universitário IESB estão ganhando experiência na área, durante estágio nas unidades do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF). Desde 2019, estudantes do curso da instituição podem estagiar nas unidades, graças a uma parceria consolidada entre o IESB e o Sesc. Classificado como um dos melhores locais para se exercer a atividade de nutricionista atualmente, de acordo o coordenador do curso Guilherme Theodoro de Oliveira, lá, os alunos executam tarefas na área de produção, atuando diretamente na supervisão e gestão de cozinhas, e também com atendimentos ambulatoriais da comunidade, inclusive com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. As estudantes Julie Ester Melo e Mariel Consolação Lopes estão participando e compartilham um pouco da experiência.

Aluna do 6º semestre, Julie Ester começou o estágio a pouco mais de um mês na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do Sesc de Ceilândia. Ela relata ser uma oportunidade essencial para ampliar o conhecimento prático do curso. “Mesmo com a pandemia, a coordenação conseguiu atender todos os requisitos para que a gente pudesse começar estagiar. Essa é a minha primeira experiência e estou gostando muito”, relata Julie ao destacar algumas atividades que realiza no projeto, como elaboração de cardápio, aferição da temperatura dos freezers e refrigeradores, etiquetação de validade dos alimentos prontos para a venda, supervisão na montagem e distribuição das marmitas, entre outras.

Já Mariel Consolação, do 7º semestre, atua na área de saúde pública no Sesc de Taguatinga Norte. Ela, que já passou pelo estágio na UAN no semestre anterior, faz parte do projeto de conscientização alimentar infantil “Descasque mais e desembale menos”. Mariel conta que a experiência é única e que está aprendendo muito sobre atendimento ao público, principalmente com as crianças. “Estamos ensinando uma importante conscientização alimentar, para que elas optem por alimentos naturais aos industrializados”, afirma.

As estudantes reforçam o importante papel do IESB para que oportunidades de estágios como esses aconteçam. “Eu não precisei nem mesmo ir atrás. Nossos professores passaram as informações com as vagas que existiam e nós escolhemos, de acordo com a localização mais próxima de casa”, diz Mariel. “Fazer nutrição no IESB te permite explorar qualquer área no futuro, pois a instituição não te prepara para um campo apenas. É um curso que vai formar um nutricionista com uma ampla área de atuação”, completa a estudante.

Por Vitória Silva

Mais notícias