Pesquisa de estudante do IESB recebe Menção Honrosa no 28º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 19º do DF

Publicado em 9 de dezembro de 2022

Premiação realizada nessa quinta-feira contou com a participação de 2.527 trabalhos de oito instituições de ensino superior do DF

A estudante Vivyanne Graça Mello de Oliveira, do curso de Psicologia do Centro Universitário IESB, recebeu Menção Honrosa pela pesquisa “Instituto Mãos Amigas (IMA): o estudo de caso de uma entidade sem fins lucrativos que atua no atendimento ao sofrimento psíquico no Distrito Federal”. O reconhecimento ocorreu durante a premiação do 28º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e 19º do Distrito Federal, realizado nesta quinta-feira, 8/12, no IESB Campus Asa Sul (614 Sul).

Com orientação do professor Ricardo Vasquez Mota, a pesquisa apresenta o modelo de serviço do Instituto Mãos Amigas (IMA), que desde 2010 vem atuando na mudança de paradigma da inserção social da comunidade nas questões de saúde mental. Tanto que, entre os seus projetos, a instituição promove o Cidade Terapêutica, ação que qualifica de forma gratuita a comunidade. “Com este estudo, foi possível verificar a grande importância do IMA como ator na saúde mental do DF e disseminador de conhecimento sobre o assunto. Embora, neste modelo de estudo, não seja possível estabelecer indicadores quantitativos, a diversidade, a qualificação e o grande interesse dos profissionais voluntários e das universidades em participar da iniciativa demonstram o quanto este projeto é inovador”, disse a estudante ao agradecer a Menção. “Importante reconhecimento de um esforço para valorizar e promover a visibilidade de uma das muitas instituições que fazem diferença na saúde mental do DF”, disse a aluna.

ViVyanne foi uma das estudantes de oito instituições de ensino superior do DF e entorno que participaram do congresso com pesquisas de iniciação científica em diferentes áreas do conhecimento. No total, 2.527 trabalhos foram apresentados entre os dias 9 e 11 de novembro, em três diferentes temas: ‘Saúde e Vida’, ‘Artes e Humanidades’ e ‘Exatas e Engenharias’. Os projetos passaram pela avaliação de profissionais, responsáveis pela seleção dos trabalhos presentes na premiação.

Coordenadora da Iniciação Científica e da pós-graduação do IESB, Zeli Ambros parabenizou os trabalhos dos alunos e destacou a importância da união das instituições de ensino do DF em prol das pesquisas. “É um momento histórico. Estamos consolidando uma parceria em rede com o mesmo objetivo: fazer Ciência. Gostaria de agradecer todos os professores e coordenadores que participaram desse congresso. A Iniciação Científica é a base para uma pós-graduação. Estamos muito felizes com o resultado que tivemos e o engajamento de nossos estudantes”, agradeceu a professora.

O Diretor do Programação de Iniciação Científica (Proic) da UnB, Sérgio Granemann, também ressaltou a importância da aproximação entre as instituições para a consolidação de redes científicas. “Esse intercâmbio de experiências entre alunos, docentes e faculdades pode resultar em parcerias e permite maior visibilidade para o que é produzido”, disse Granemann.

Reitor do IESB, o professor Luiz Cláudio Costa enfatizou o impacto da iniciação científica entre os estudantes. “A função da iniciação científica é justamente promover a troca de conhecimentos e networking. É colocar o aluno da graduação em contato com diferentes aprendizados de técnicas e métodos, passando pelas diversas etapas do processo de pesquisa, como coletar e tratar dados, até os detalhes finais de divulgação dos resultados. A iniciação científica também estimula a inovação, a criatividade, cria bases para uma educação continuada em nível de pós-graduação e impacta o desenvolvimento profissional ao aliar teoria e prática, metodologias que executamos desde a fundação do nosso Centro Universitário”, afirmou o professor.

Com o apoio da Cátedra UNESCO sobre Desafios Sociais Emergentes, desde o início, o IESB tem se preocupado em incentivar a pesquisa por meio de bolsas de iniciação científica, não somente disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), mas também com recursos próprios da instituição. 

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