Publicado em 11 de abril de 2025
No dia 3 de abril, ocorreu uma live voltada para educadores interessados em psicomotricidade: “Psicomotricidade, Aprendizagem e Desenvolvimento”, transmitida via ZOOM, às 19h30. Idealizada pelos professores Fabiane Alves Crispim e Augusto Parras Albuquerque, a conversa teve como foco o papel da psicomotricidade no desenvolvimento infantil, com a premissa central de que onde há movimento, há vida!
A professora Fabiane Alves explicou a definição da Associação Brasileira de Psicomotricidade: “A psicomotricidade tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento, em relação ao seu mundo interno e externo. E todas as suas possibilidades de atuar, de agir com o outro, com os objetos e consigo nas relações.” O foco está em entender como o corpo influencia as emoções, os pensamentos e as relações sociais. Esse campo propõe que o movimento é fundamental para o desenvolvimento da pessoa como um todo.
Ela também compartilhou um conceito do Fórum Europeu de Psicomotricidade, que vê o ser humano de forma holística, integrando mente e corpo. Essa visão propõe que as interações cognitivas, emocionais, simbólicas e físicas sejam combinadas para que a pessoa possa agir e se desenvolver em um contexto psicossocial. Os benefícios dessa integração acontecem por meio de experiências que envolvem tanto a parte tônica quanto a emocional do ser humano.
Durante a live, o esquema corporal foi apontado como um conceito chave para o desenvolvimento das crianças. O esquema corporal diz respeito à percepção que a criança tem do seu próprio corpo, um processo que se constrói através da interação com o ambiente, com os outros e consigo mesma. Essa percepção vai sendo ajustada ao longo do tempo, sendo essencial para que a criança compreenda suas capacidades e limitações, além de ser um ponto importante para o desenvolvimento das funções cognitivas.
Quando se fala em alfabetização, a psicomotricidade também tem grande relevância. Ao trabalhar o esquema corporal, a criança aprimora a percepção do seu corpo no espaço, o que facilita atividades como escrever e ler. A educação psicomotora contribui para o desenvolvimento integral da criança, estimulando seu equilíbrio emocional, afetivo e cognitivo.
A live também abordou o papel do jogo psicomotor, que é uma ferramenta valiosa nesse processo. Ao permitir que a criança explore suas capacidades motoras de forma lúdica e afetiva, o educador integra o aprendizado acadêmico com o desenvolvimento físico e emocional da criança. A ludicidade, em particular, proporciona um ambiente seguro onde a criança pode explorar seus movimentos, aprimorando suas habilidades de maneira natural e prazerosa.
Outro conceito importante abordado foi o da lateralidade, que diz respeito à percepção de qual lado do corpo é dominante, seja manual, pedal, ocular ou auditiva. Trabalhar a lateralidade é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora equilibrada e da percepção espacial. Além disso, a percepção sensorial, que envolve os sentidos como visão, audição, tato, olfato e paladar, também foi discutida. Quanto mais desenvolvidos esses sentidos, melhor a criança consegue processar as informações e agir de forma eficaz em atividades cotidianas ou no ambiente escolar.
Para os educadores, incorporar a psicomotricidade nas práticas diárias pode ser um grande passo para ajudar as crianças a se desenvolverem de forma mais integrada e saudável.
Com iniciativas como essa, o IESB reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade. A live “Psicomotricidade, Aprendizagem e Desenvolvimento” abriu um espaço importante para discutir e divulgar o conhecimento sobre essa área fundamental no desenvolvimento infantil, que é a psicomotricidade.