Publicado em 11 de maio de 2023
Com o poder de captar a essência da notícia, o radiojornalismo vem passando por transformações positivas no mercado, sendo aliado do podcast
Desde os anos 90, o rádio conseguiu mobilizar, noticiar e democratizar o acesso à informação para a população brasileira. Atualmente, o veículo segue se adaptando à tecnologia, às redes sociais e às demais formas de se comunicar, cada vez mais amplas.
O professor Márcio Peixoto, da disciplina de Rádio no curso de Jornalismo do IESB, destaca que esse formato já foi alvo de muitas ameaças de um suposto fim.
“O rádio foi ameaçado várias vezes. A exemplo de quando surgiu a TV, o FM, a internet, as redes sociais e o podcast, mas está aí se adaptando”, diz o docente.
Escrevendo para ouvir
O texto de notícia para um veículo escrito é diferente de um texto de notícia para o rádio, podendo permanecer na formalidade tradicional ou sendo mais informal, chamando ainda mais a atenção do ouvinte. Mas para isso é preciso saber como criar uma narrativa fluido antes da fase de locução.
“Minha busca é sempre trabalhar o texto com o estudante. O rádio é uma grande escola, digo que quem consegue escrever para rádio, consegue se desenvolver em qualquer outro veículo. O rádio te dá o poder de síntese e de enxergar a essência da notícia de uma maneira muito forte”, detalha Peixoto.
E para aperfeiçoar ainda mais a prática no radiojornalismo, o professor deu algumas dicas e recomendações. Confira:
LIVROS
Por Ana Paula Lima.