Publicado em 23 de março de 2022
Live de apresentação do briefing será realizada no dia 28/3, no YouTube da instituição
Depois do Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasal Coca-Cola, Correios, Café do Sítio, Unicef, McDonald’s, entre tantas outras empresas reconhecidas no cenário nacional e internacional, o Projeto Integrador (PI) dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário IESB apresenta um novo cliente especial para o primeiro semestre de 2022: a UNESCO.
O desafio será criar campanhas, apresentando, na prática, ações de publicidade e propaganda para impulsionar ainda mais a visibilidade das ações sociais da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, que já tem uma sólida parceria com o IESB. Em 2008, foi aprovado pela Unesco o projeto da Cátedra Desafios Sociais Emergentes na Instituição, fortalecendo ações de relevância social e pesquisas na busca da construção de um mundo melhor.
“A Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sente-se privilegiada de participar do Projeto Integrador do IESB. A iniciativa não apenas permite um maior diálogo e escuta da UNESCO junto a jovens universitários, mas também nos dá a oportunidade de trazer um pouco do nosso mandato como agência especializada da ONU para o corpo discente do IESB e também escutarmos novas ideias e propostas para melhor comunicarmos nossas mensagens-chave”, destaca Fabio Eon, Coordenador de Ciências da UNESCO.
O PI é realizado com alunos do 1º ao 8º semestre do IESB. O briefing de toda a ação será apresentado durante live no dia 28/3, em dois horários: às 9h e às 20h, no canal do IESB no Youtube, e conta com a participação da professora Eda Machado, fundadora do IESB e do reitor, o professor Luiz Cláudio Costa. “Neste momento, o cliente passa as suas demandas e experiências para os estudantes, que experimentam como funciona uma reunião para criação de campanhas. Oportunidade que os nossos alunos têm de vivenciar o contato com um cliente real, que falará sobre problemas reais e produtos que eles desenvolvem internamente. É o momento de executarmos o lema do IESB teoria e prática juntas”, explica o professor André Imbroisi, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Publicidade e Propaganda e responsável pelo Projeto Integrador do curso.
Ele explica que este primeiro encontro é o start. A partir de então, os alunos se voltam para o edital do seu semestre e começam o processo criativo para a construção das campanhas. Irão fazer brainstorming, produção de peças em diferentes formatos, como áudio, vídeo, materiais impressos e on-line. Tudo isso sob a tutoria dos professores do curso e uso das instalações e estrutura do IESB. “Quando tudo estiver pronto, passamos para a fase de apresentação, que deve ser realizada de 20 a 24 de junho. É momento em que os alunos apresentam os trabalhos finais para o cliente e, na semana seguinte, temos a tradicional festa de premiação”, completa o professor André.
Aluno do 2° semestre de Publicidade e Propaganda, Heitor Carvalho Dias destaca a importância da experiência e conta as expectativas para o novo projeto. “Estou muito animado em poder trabalhar com a Unesco. Acho muito importante o PI, pois além de nos proporcionar algo para o nosso portfólio já de início, permite uma experiência que se assemelha ao de uma agência de publicidade real, melhorando, assim, nossa parte prática para o mercado”, avalia o estudante.
A importância do Projeto Integrador
O Projeto Integrador do IESB é uma disciplina que reúne professores e alunos de todos os semestres dos cursos da Instituição. Em Publicidade e Propaganda eles têm que cumprir objetivos e demandas para transformar isso em uma campanha publicitária. Todo o conhecimento no final de cada semestre no curso é quantificado por meio deste trabalho, obrigatório a todos os semestres.
O diferencial no IESB é que isso não ocorre apenas no final do curso, como em muitas instituições tradicionais. Essas práticas são realizadas desde o primeiro semestre e ao longo de toda a trajetória do aluno. Os principais benefícios para o estudante são: contato real com o cliente; oportunidade de aprimorar o trato na apresentação; e preparação de materiais e argumentos. Além disso, os alunos passam a ser vistos no mercado de trabalho, aumentando a empregabilidade porque eles ganham este reconhecimento da prática aliada ao processo de ensino e aprendizagem.
Durante os diferentes projetos, já foram criadas campanhas para clientes como CUFA, Comitê Paralímpico Brasileiro, Brasal Coca-Cola, Correios, Café do Sítio, Unicef, Creme Mel, entre tantas outras empresas, além do próprio IESB. “Ou seja, os alunos estão montando o seu portfólio com clientes reais e de grandes nomes no mercado nacional e internacional”, completa Nicolas Caballero, coordenador do curso.