Conheça o Projeto Reintegrador do curso de Publicidade e Propaganda do IESB

Publicado em 15 de junho de 2021

No 1º semestre deste ano, iniciativa foi adaptada e professores se tornaram clientes dos alunos

O Projeto Reintegrador, idealizado pelo curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário IESB, consiste em uma parceria entre os egressos do curso e os alunos do 5º semestre. Iniciativa do coordenador do curso, o professor Nicolas Caballero, e da professora Katia Souza, o projeto surgiu a partir da disciplina comunicação multissensorial, a qual permite aos alunos a criação de serviços publicitários para determinado cliente. Devido ao período de pandemia, neste semestre, os ex-alunos não puderam participar da ação e os professores do curso foram escolhidos como clientes.

Para continuar em plena pandemia e estimular a criatividade e o empreendedorismo dos alunos, o Projeto Reintegrador ganhou um perfil na rede social Instagram (@projetoreintegrador), o qual foi alimentado ao longo do semestre com conteúdos produzidos pelos estudantes. A ação principal se deu por uma competição culinária e audiovisual entre os professores, que precisaram realizar uma receita de macarrão, gravando o processo de preparo de ingredientes e o prato finalizado. Dessa forma, além de fornecer uma cesta com todos os materiais necessários para a preparação da receita, os alunos precisaram realizar uma série de práticas, como, por exemplo, a criação de planejamento estratégico de rede social, desenvolvimento de perfil, criação de arte digital e de e-mail marketing.

Nas palavras de Kevin Cavalli, aluno da graduação em Publicidade e participante do projeto, a experiência foi desafiadora e ajudou em vários processos de crescimento de carreira e preparação para o mercado publicitário. Ele revela que o especial do projeto foi a interação entre o corpo docente e os alunos. “O projeto serviu bastante para mostrar que o trabalho em equipe requer organização, planejamento e uma pitada de criatividade. Tudo isso me fez perceber que existem maneiras diferentes de trabalhar e, mesmo em uma equipe tão grande, a principal matéria-prima que se deve ter em mãos é o planejamento. Tendo isso em vista você irá tirar belíssimos frutos”, afirma Kevin.

Finalizado em maio, o projeto contou com apresentações audiovisuais dos professores do curso de Publicidade e Propaganda, por meio do perfil no Instagram. No dia 26/05, o pódium dos 3 melhores vídeos criados ficou com a professora Kelly Ferreira, em 1º lugar; a professora Nívea Braga em 2º lugar; e o professor Júnior Mariz, em 3º.
Confira o perfil do Projeto Reintegrador e fique atento às redes sociais do IESB e dos professores ganhadores para ver os vídeos e os trabalhos criados pelos alunos.

Professora Kelly Ferreira: @kellycristinarf
Professora Nívea Braga: @professoraniveabraga
Professor Mariz Júnior: @mariz.junior

Projeto Reintegrador: Campanha de 2020

Já no primeiro semestre de 2020, o cliente do projeto Reintegrador foi a Creche Comunitária Monte Moriá. Localizada na cidade de São Sebastião, é uma instituição sem fins lucrativos que auxilia nos cuidados das crianças da região. Contanto com o auxílio de egressos, os alunos ofereceram serviços de campanha publicitária como a criação de elementos de identidade visual, remodelação de redes sociais, melhoria no uniforme, entre outros.

“Esse projeto é importante porque a educação é um processo que não se fecha. O IESB estabeleceu com esses ex-alunos um vínculo que a gente pretende manter. Trazer esses estudantes de volta mostra o quanto eles são importantes para nós. Eles não foram só alunos, são profissionais que carregam a bandeira da instituição”, comenta a professora Kátia Souza, supervisora do projeto.

O ex-aluno João Vitor Tavares, formado em 2018 e colaborador do projeto em 2020, declara que a participação contribuiu para o crescimento profissional, mesmo após a graduação. Com os materiais e conteúdo sendo apresentados de maneira remota, os desafios causaram uma evolução. “Tive a oportunidade de participar de reuniões, das correrias do P I, do processo criativo, do trabalho do design gráfico, da elaboração da estratégia da campanha e muitos outros passos importantes. Continuar vinculado ao IESB é uma das maiores experiências e satisfações para mim como profissional e admirador dessa instituição de ensino”, afirma João.

Por Ana Cristina Morbach

Mais notícias