Publicado em 22 de junho de 2021
Veja dicas e orientações do curso de Gestão de RH e do Núcleo de Responsabilidade do IESB
Como você imagina o seu futuro? Onde e como gostaria de trabalhar? Se ainda está em dúvidas, saiba que traçar um plano de carreira é uma ótima ferramenta para você direcionar escolhas mais assertivas relacionadas com o trabalho e o estudo. Nele, definimos nossos objetivos e criando um mapa com o caminho entre o momento atual e o que desejamos realizar nos próximos anos.
De acordo com o professor Rodrigo Rodrigues, dos cursos de Psicologia, Administração e Gestão de Recursos Humano do Centro Universitário IESB, um plano de carreira envolve ainda o desenvolvimento de habilidades de organização e específicas aplicadas à área de trabalho. Logo, para criar um plano com eficácia, é necessário dividi-lo em duas dimensões: a do autoconhecimento e a do conhecimento sobre o contexto geral da profissão escolhida.
Quer saber mais sobre como montar um plano de carreira eficiente? Então confira o nosso bate-papo com o professor Rodrigo:
O que um profissional precisa ter em mente para criar e manter um bom planejamento de carreira?
Principalmente, autoconhecimento e conhecimento da sua área de interesse ou formação. Deve existir uma compatibilidade entre o perfil pessoal/profissional e profissão almejada. As pessoas devem sentir afinidade com relação à profissão que escolheu ou está escolhendo. O Indivíduo deve sempre pensar a curto e longo prazo. É importante também, sempre se atualizar e estar atento ao mundo dos negócios, pois ele é extremamente dinâmico.
Por que é importante ter um planejamento de carreira? Ele pode ser de curto ou longo prazo?
Todo processo planejado tende a gerar melhores resultados. Para a carreira, podemos adotar a mesma estratégia. O planejamento pode sim, ser de curto e longo prazo. Como exemplo, podemos citar pessoas que têm um foco bem definido em atuar em uma área, e buscam iniciar a carreira com experiências em cargos básicos, enquanto estudam e se preparam para pleitear cargos mais estratégicos em um futuro um pouco mais distante.
Como se organizar para montar um planejamento?
Após a definição da área de atuação desejada, a pessoa pode estabelecer algumas metas. Sobretudo, a busca por atualizações sobre o mercado de trabalho, capacitações e novas experiências podem mudar esse objetivo inicial e abrir novas possibilidades antes não visualizadas. Como o mercado é muito dinâmico, a dica é se manter ativo e envolvido com sua profissão. Mostrar comprometimento com seu trabalho e profissão é muito válido para o sucesso profissional, o que pode alavancar ainda mais a carreira. Desta forma, o importante não é só o planejamento, mas sim, o desenvolvimento de competências técnicas, sociais, emocionais e etc.
Qual a sua sugestão para ajudar a engajar no planejamento?
Sugiro a busca de profissionais como psicólogos especializados em orientação profissional ou até mesmo psicólogos clínicos. A leitura pode sempre contribuir para nosso crescimento pessoal. Contudo, é importante escolher literaturas com respaldo científico.
O que fazer quando algo do planejamento de carreira não está dando certo?
O planejamento nada mais é do que um processo preditivo. Você pode traçar metas e não conseguir atingir seus objetivos. Ao longo do processo, podemos também desejar modificar nosso planejamento. Mesmo que nosso projeto se modifique, é importante que tenhamos em mente onde queremos chegar. Planejar pode ser muito mais eficiente do que somente ir vivendo ao acaso.
O que está esperando para começar o seu planejamento de carreira? Acesse o Núcleo de Empregabilidade do IESB e fique ligado nos canais de comunicação do IESB para saber mais sobre o assunto.
Participe da Pesquisa de Empregabilidade
No intuito de auxiliar os estudantes da graduação a engatar na carreira profissional, o Centro Universitário IESB oferece os serviços do Núcleo de Estágio e Empregabilidade. Após inscrição no site, o aluno pode visualizar vagas de estágio, eventos e empresas parceiras.
E para aprimorar ainda mais a iniciativa, o Núcleo de Estágio e o Núcleo de Apoio e Atenção ao Discente e Egresso (NAADE) prepararam uma pesquisa de empregabilidade, em que os alunos devem responder perguntas relacionadas a estágios na atual vida acadêmica e profissional.
Ajude o IESB a desenvolver novos métodos de auxílio profissional para você! Acesse o portal do Aluno Online e responda às perguntas até o dia 30/6.