Saiba como o networking pode impulsionar a sua carreira

Publicado em 18 de agosto de 2021

Professor do IESB explica como a pós-graduação é uma excelente oportunidade para fortalecer contatos e os benefícios que isso traz para a vida profissional

Você decidiu fazer uma pós-graduação no IESB? Parabéns, pois essa decisão vai colocá-lo em uma posição muito melhor no mercado de trabalho. E não se trata apenas dos conhecimentos que você vai adquirir ao longo do curso, mas também dos contatos que você vai estabelecer. Em outras palavras, especialização e networking têm tudo a ver, e essa dupla ajudará, ainda mais, você a ter uma carreira de sucesso. Mas afinal, o que é networking?

Na tradução livre, significa “criar redes de contatos” para manter e estabelecer relações comerciais, profissionais e acadêmicas. Por exemplo, se um profissional estiver desenvolvendo uma ideia ou um projeto, é interessante manter uma boa rede de pessoas que acreditam no que está sendo realizado. Logo, um dos principais benefícios desses contatos são as oportunidades de crescimento no mercado, proporcionadas pela qualidade da rede de influência conquistada. Outro grande benefício é a possibilidade de o seu trabalho ser recomendado por outro profissional.

Mas quando começar o networking? O professor Marco Antônio, do curso de administração do IESB, afirma que o ideal é o aluno iniciar a construção da sua rede de contato logo no início da faculdade, antes mesmo de iniciar a vida profissional. “Os professores e os colegas da faculdade são muito importantes para isso. Eu mesmo já fiz muitos trabalhos de consultoria indicados por alunos”, afirma. E não para por aí. Na pós-graduação, essa rede ganha ainda outra perspectiva de fortalecimento.

“Na pós-graduação, há uma rede profissional mais horizontal, na qual os participantes podem contribuir e ganhar ainda mais, tornando a relação mais produtiva. Isso porque os alunos já estão no mercado de trabalho e terão contatos com professores que são destaques nas suas respectivas áreas de atuação, além de colegas que já estão bem destacados na área. Eu mesmo já fui testemunha de muitos estudantes da pós-graduação que indicaram colegas para boas vagas ou até contribuíram nos empreendimentos e ideias dos amigos”, destaca o professor Marco Antônio, que dá dicas valiosas para turbinar ainda mais essa rede.

“Um bom networking começa com uma relação sincera e não meramente baseada no interesse. Por isso, colaborar com os colegas no ambiente universitário é fundamental. Participar de grupos de trabalho e pesquisas, indicar parceiros para boas oportunidades, sem esperar nada em troca, são ótimos caminhos para estreitar laços. Além disso, use a tecnologia a seu favor. Com a ajuda das redes sociais ou aplicativos de mensagens, por exemplo, é possível deixar seus contatos sempre a par das novidades relevante e manter o contato a longo prazo. E lembre-se: na maioria das vezes, os resultados de boas ações virão anos depois. Não pense que o networking é uma relação simplesmente de troca. Networking é conhecimento, atenção e consideração. E acredite: funciona”, completa o professor.

Mais notícias