Estamos no ar! Você já ouviu um podcast? Sabe de onde veio? Quer aprender a fazer um? Professor do IESB dá dicas sobre o assunto

Publicado em 21 de outubro de 2021

Cada vez mais populares, os podcasts oferecem novas possibilidades de consumir conteúdo

Hoje em dia é impossível navegar pela internet e sem se deparar com pelo menos um conteúdo em formato de podcast, seja no YouTube, Spotify ou qualquer outra plataforma de streaming. Criado em 2004 por um Ex VJ da MTV dos EUA, Adam Curry, os podcasts nascem justamente com a proposta de consumir informação onde quiser, quando quiser! O podcast trouxe uma nova maneira de como consumir conteúdo.

O professor Júnior Mariz do curso de Publicidade e Propaganda do IESB explica um pouco mais sobre o assunto: “Outra coisa curiosa é a origem da palavra “podcast”, a palavra é uma junção de “pod” que quer dizer “personal on demand” (algo como demanda pessoal de conteúdo) e a terminologia “cast” vem de uma palavra muito usada em vídeo, que é a palavra “broadcast” que quer dizer: equipamentos de transmissão contínua.”

Consolidados pela gigante da área de tecnologia, a Apple, os “casts” como são chamados hoje em dia, já transcenderam os aspectos técnicos e podem ser enxergados como uma maneira mais atual e dinâmica de transmissão de conteúdo, especialmente depois da nova onda de programas neste formato que dominou o YouTube, o que foi um fator crucial para a popularização desse tipo de mídia, aponta o professor.

“Os podcasts são conversas muito mais informais do que um programa de televisão, tendo que ouvir sobre determinado tipo de assunto, com vários filtros “não pode falar disso, não pode falar daquilo, não pode falar de uma marca por conta dos particionadores e no YouTube ou em alguma outra plataforma de streaming, isso é muito mais livre, então essa é uma das grandes razões dos podcasts terem virado essa enorme tendência”, complementa Júnior.

Organização

Um fator crucial para o sucesso de um podcast, é o planejamento. Segundo o livro “Podcast Descomplicado” do autor Renato Bontempo, indicação do professor do curso de Jornalismo do IESB Márcio Peixoto, é preciso encontrar um propósito para o “cast”, o que será abordado? quem entrevistar? Qual é o objetivo final ao chamar um determinado convidado e entrevistá-lo?

Deve-se observar também a questão do público, pra quem você irá falar? Esse público receberia bem esse convidado? Faz sentido eu trazer esse convidado? Isso tudo sem deixar de fora a parte da identidade visual da coisa, um nome, uma capa, tempo de duração dos episódios mais ou menos estabelecido, porque, afinal, o programa pode durar um pouco mais ou um pouco menos do que o planejado.

Por Lukas Cortez

Mais notícias