Publicado em 22 de outubro de 2021
Durante o bate-papo, o Jovem de Expressão apresentou a iniciativa e convidou o Colégio IESB para aulões gratuitos com temáticas do Enem
O Jovem de Expressão, projeto voltado para promover ações sociais na comunidade de Ceilândia e do Distrito Federal, fez uma visita nesta sexta-feira (22/10) ao Colégio IESB. No encontro, representantes do programa conversaram sobre a importância da arte para a sociedade e convidaram os alunos para a Vigília pela Cultura, um evento com mais de 15 atividades entre debates, apresentações e aulões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento é gratuito e acontece entre os dias 22 e 23 de outubro, na sede do Galpão Cultural.
A produtora artística Nay Luz e integrante do Jovem de Expressão comandou a visita ao Colégio e foi responsável por conversar com os estudantes. Para ela, encontrar espaços de diálogo entre o projeto e o Colégio IESB foi importante para instigar o interesse pela cultura e contribuir com o desenvolvimento da juventude.
“Os adolescentes estão em período de desenvolvimento, de pensar sobre as demandas da vida. Então tudo que é relacionado com sociedade, família, cultura, projetos políticos e sociais faz parte do que é estar nesse contexto”, destaca. Além disso, ao promover acesso à cultura, Nay explica que o Jovem de Expressão promove a disseminação de informações e, consequentemente, a construção de uma juventude crítica e ciente de seus direitos e deveres.
O Jovem de Expressão fez uma passagem tranquila pelo Colégio e conquistou a atenção dos alunos. “Eles reagiram muito bem. Dava pra perceber pelos olhares e acenos de cabeça que eles estavam concordando que cultura e arte são importantes”, conta.
Conheça o Jovem de Expressão
O Jovem de Expressão é uma iniciativa social que funciona há 14 anos em Ceilândia para impulsionar sonhos e transformar a realidade da juventude periférica por meio da cultura, tecnologia, educação, lazer e arte. Entre as iniciativas, o programa promove saúde física e mental em salas de dança, teatro, estúdio audiovisual, galeria de arte, reuniões, palestras e terapias.
As atividades impactam cerca de 42 mil pessoas por ano e acontecem no Galpão Cultural, um espaço público de 116 metros na Praça do Cidadão, em Ceilândia-DF. Recentemente, o Jovem de Expressão tem lutado para não perder o espaço e continuar mudando a realidade de jovens do DF com preparações para o mercado de trabalho e ensino superior. O programa move uma petição para lutar pela permanência e concessão do uso do Galpão. Para assinar, clique aqui.
Vigília pela Cultura
A Vigília pela Cultura é uma das tentativas de defender a manutenção do Jovem de Expressão no Galpão Cultural. O evento conta com mais de 24 horas de programação, todas realizadas no espaço. Entre as mais de 15 atividades estão debates, sarau, apresentações, aula de yoga e aulões para o Enem. A programação acontece entre os dias 22 e 23 de outubro e é aberta ao público.
A professora Larissa Cayres, coordenadora de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário IESB participará de debate sobre Direito à Cidade, neste sábado (23/10), às 17h. O encontro faz parte da programação da Vigília e reúne diversos representantes de Brasília.
Para contribuir com a roda de conversa, a professora vai falar sobre a relação entre cidade, espaços públicos e uso coletivo. “Os espaços públicos fazem parte da história, da cultura e devem ser cuidados e preservados. Então pra falar do direito à cidade a gente tem que falar muito do urbano e dessa relação das pessoas com o urbano”, explica.
Confira a programação completa:
Sexta:
Durante todo o evento – Perifa Brechó e Cine Clube
16h até 19h – Dj Well; Dj Yanka; e DJ Predo França (Apresentação: Rafa Soul)
17h – Aulão de Dança
19h até 20h30 – Debate – Território e Negritude convidados GOG, René Aka MRT e Juliana Silva, Mediadora Rayane Soares
20h30 até 23h – Leilão do Absurdo (Sebastianas)
23h – Banda Zoka
00h – Sarau da Madruga
02h até 03h – Esporte da Madruga
Sábado:
7h às 10h – Café da manhã comunitário + Piquenique da Minas do Setor de Mulheres do Levante
9h às 16h – Brinquedos para crianças
9h às 10h – Aulão de Yoga
9h – Oficina de Escrita Criativa
10h – Aulão Enem – Música
11h – Aulão Enem – Física
12h – Aulão Enem – Química
14h -1º Bate papo de Grupos e Espaços Culturais independentes do DF
16h – Debate com os Movimentos Estudantis
17h – Debate sobre Direito à Cidade com Max Maciel (RUAS), Léo Ortegal (UNB), Larissa Cayres (IESB), Maria Paiva (MPL). Mediadora – Madu Krasny.
Mais informações no Instagram do Jovem de Expressão.
Por Vitórian Tito