IESB ganha selo Eu Apoio Todas Elas, projeto gratuito de mentoria e formação em empreendedorismo para mulheres do DF

Publicado em 11 de novembro de 2021

Ação apoiada pelo Centro Universitário oferece microcrédito e suporte educacional para mudar a realidade financeira de nanoempreendedoras

Iniciativa da Fundação Assis Chateaubriand, fundação empresarial sem fins lucrativos para contribuir com o desenvolvimento de comunidades do país, o projeto Todas Elas surgiu para capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal em cursos e jornadas de aprendizado. O objetivo é transformar vidas, criar redes de apoio e possibilitar autonomia financeira a partir da educação e do empreendedorismo. Em 2021, o IESB renovou a parceria com o projeto e ganhou o selo Eu Apoio Todas Elas.

O projeto disponibiliza aulas on-line 100% gratuitas sobre empreendedorismo e oferece as ferramentas necessárias para que as inscritas deem o próximo passo e se tornem protagonistas da própria história, tudo adaptado às realidades das envolvidas. A linguagem é prática, simples e pode ser acessada diretamente do celular. São 100 horas de conteúdos e exercícios durante três meses de acompanhamento gratuito.
Podem participar mulheres com renda mensal de até R$ 500 por família. Além de aulas gravadas, também acontecem momentos ao vivo para tirar dúvidas. Assim, o Todas Elas proporciona formação em nanoempreendedorismo, cria um ecossistema de apoio e desenvolve a comunidade na qual as participantes estão inseridas.

De acordo com Mariana de Góes Borges, gerente de articulação do Todas Elas, “ter um ecossistema de apoio local forte, pulsante e realmente interessado em apoiar essas mulheres para que cresçam, se desenvolvam e contribuam efetivamente para o crescimento de suas comunidades é um ingrediente fundamental para o sucesso da nossa iniciativa. O curso segue sendo transformador para as mulheres participantes”.
A quarta turma do projeto terá inscrições abertas em breve. Ao final do curso, 100 nanoempreendedoras que concluírem todas as etapas da jornada de aprendizado podem solicitar acesso a um microcrédito com juros mais baixos para investir no desenvolvimento do negócio. Para saber mais, clique.

Eu Apoio Todas Elas
O Todas Elas convidou a parceria do IESB em Ação, o programa de responsabilidade social do IESB, para dar continuidade à iniciativa. Neste ano, a parceria foi renovada e o Centro Universitário ganhou o selo de apoio em reconhecimento a sua contribuição.
Entre as atividades, o IESB oferece atendimento psicológico para 20 mulheres encaminhadas pelo projeto nas clínicas-escola de Psicologia da instituição; faz o acompanhamento socioassistencial de 11 mulheres, também encaminhadas pelo projeto, com o apoio do curso de Serviço Social; está produzindo uma pesquisa de impacto social da iniciativa com alunos do curso de Administração e fará, ao longo do ano, lives com participação de docentes do IESB voltadas para as mulheres inscritas. Em 2020, o IESB em Ação também doou 53 cestas básicas para mulheres em situação de insegurança alimentar vinculadas ao Todas Elas.
Para saber mais, siga o IESB em Ação no Instagram.

Por Vitórian Tito

Mais notícias