Publicado em 4 de dezembro de 2021
Evento abriu a programação com mais de 562 inscritos
A 1ª Jornada de Ciência de Dados e Inteligência Artificial de Brasília teve sua abertura nesta quarta-feira (1/12), com a participação do organizador do evento, o professor Sérgio Côrtes, e do reitor do Centro Universitário IESB, Luiz Cláudio. A programação também contou com o primeiro ciclo de palestras, com várias empresas do setor da tecnologia, como Stefanini, IBM, Sonda e Cloudera.
Durante a abertura, a JornaCia já alcançava cerca de 562 inscritos. “É muito bom ver todos envolvidos em um evento como esse. Parabenizo o professor Sérgio pela excelente coordenação, os professores do curso e nossos estudantes”, comentou o reitor Luiz Cláudio.
O curso de graduação em Ciência de Dados do IESB é o primeiro do Brasil, e o professor Luiz Cláudio compartilhou um pouco dessa história. “Nós tínhamos a visão da necessidade de termos um profissional como essa formação. O mundo e o Brasil demandam esse profissional, que entenda da ciência de dados, saiba analisar e utilizá-los naquilo que hoje a gente sabe que a sociedade precisa. E essa Jornada é fruto disso. Esse evento mostra, mais uma vez, o pioneirismo do IESB”.
Stefanini
A primeira palestra foi conduzida pela Stefanini, empresa global orientada a soluções de transformação, inovação e TI, presente em mais de 41 países, e completando 34 anos de história. Os palestrantes foram a engenheira de dados Simone Franco e o cientista de dados Ricardo Faria.
Simone iniciou o encontro explicando o que é a inteligência artificial, como surgiu e quem foi o responsável por esse termo. Destacou o que muitos ainda perguntam: a inteligência artificial vai nos substituir? E respondeu que essa não é a intenção da inteligência artificial, até porque as pessoas são insubstituíveis. “A IA vem para agregar e nos ajudar a viver uma vida mais cômoda e tranquila. Ela está aí para trabalhar em conjunto com todos nós”. Já Ricardo Faria, que atua há 18 anos na área de ciência da informação, desmistificou o tema. “Quero mostrar que todos temos um pouco de ciência de dados dentro de si”, disse o cientista.
IBM
A palestra proposta pela IBM contou com a participação do professor, cientista de dados e chief architect na área de dados e inteligência artificial, Fábio Lima, que trabalha na IBM há 12 anos. Ele apresentou a plataforma IBM Watson, mostrando que a complexidade do gerenciamento de dados ainda é um grande desafio para várias empresas.
Fábio contou que a IBM vem se modernizando a cada dia e fez uma mudança muito grande em todas as soluções da empresa. “A plataforma Watson foi construída em cima do que há de melhor hoje no mundo da ciência de dados, que é principalmente a parte de open source”, explica. O cientista de dados fechou a palestra com uma demonstração usando a plataforma na prática.
Sonda
Maior empresa integradora de tecnologia de informação da América Latina, a Sonda também esteve presente no evento promovido pelo IESB e trouxe como convidado o palestrante Conrado Nogueira, que trabalha na área de Digital Business, é gerente de desenvolvimento de negócios, líder técnico e cientista de dados.
O tema da conversa foi Wellness, termo definido por Conrado como busca individual por saúde e bem-estar e que agora está na consciência do mundo, tomando frente dado o contexto pandêmico ainda vivido. “Vou apresentar o tema, contextualizando esse cenário mundial em que vivemos, porque Wellness está em evidência, abordando um pouco também da IA”, explicou Conrado.
Ele ainda diferenciou bem-estar de felicidade, que não necessariamente são a mesma coisa. “Felicidade quer dizer momentos. Não existe um ponto contínuo de felicidade. Já o bem-estar está associado a um processo ativo, estar ciente e fazer escolhas que levam a um resultado de saúde. É um processo de trabalho contínuo para que isso aconteça dentro de quem está fazendo essa busca individual de saúde”. Ao final, Conrado apresentou a Sonda Corporate Wellness, uma tecnologia a serviço do bem-estar.
Cloudera
A última palestra da noite ficou por conta da Cloudera, presente em 85 países, com mais de 3mil funcionários e 2mil clientes pelo mundo. A apresentação foi feita pelos representantes da empresa, Thatiane Freire, gerente de negócios, e Everton Fernandes, solutions engineer. “O foco hoje é a gente falar um pouco sobre o conceito de big data. Como foi criado e como a gente resolve alguns problemas de negócio hoje”, destacou Thatiane. Everton explicou ainda a visão da Cloudera sobre o caminho da inteligência artificial, e encerrou a palestra explicando uma visão completa ao público do que é a plataforma Cloudera para big data, ciência de dados e inteligência artificial.
Por Larissa Alves