Você sabe o que é uma Atlética? Conheça os grupos do IESB

Publicado em 14 de dezembro de 2021

Formada por alunos e para alunos, as Atléticas buscam uma atuação mais ativa dos alunos em relação à universidade e ainda proporcionam uma imersão no mundo dos esportes

Estudar, estudar e estudar. Muitas vezes essa é a realidade dos estudantes universitários. Fatores como lazer e esportes ficam em segundo plano. Pensando nisso, os alunos Leonardo Cruz, 23, e Luma Fernandes, 21, do curso de Odontologia, decidiram, em 2019, fundar a Atlética Caninos. “A gente viu que em faculdades mais tradicionais, especialmente a parte de Medicina, é bem evidente essa parte das Atléticas, daí surgiu a vontade de trazer um pouco mais dessa vivência do estudante. Buscamos uma vida mais completa onde você consegue desenvolver algumas soft skills, conhecer pessoas novas”, explica Leonardo, aluno do 6° semestre de Odontologia e Coordenador da Caninos.

Com objetivo de promover a integração dos alunos de todos os semestres, as Atléticas buscam promover eventos, montar equipes esportivas para a disputa de campeonatos e dar mais voz para os alunos em questões que envolvem a instituição de ensino. Os esportes são parte fundamental na organização de uma Atlética. A Estruturada, Atlética dos cursos de Arquitetura e Engenharias, está formando equipes de vôlei, futsal e basquete. “Ainda estamos fazendo uma pesquisa de público e muitas pessoas já manifestaram interesse em integrar os times dessas modalidades”, afirma André Leitão, 20 anos, representante da Estruturada.

Incentivo

Com o Programa Bolsa-Atleta, coordenado pelo Coordenador do curso de Educação Física do IESB, Prof. Sérgio Maraca, o Bolsa-Atleta une estudo e esporte. Alunos apoiados pelo programa disputaram recentemente os Jogos Universitários (JUBS). Depois de 36 anos sem levantar títulos universitários, Brasília sagrou-se campeã com o time de basquete do IESB. “Brasília é uma cidade de muita tradição. O Brasília tem causado muito no NBB (Novo Basquete Brasil), já foi multi campeão do torneio, mas agora eu estou representando o projeto do Cerrado que vai começar uma linda trajetória. Já sou bem adaptado aqui na capital e fico muito feliz em representar a cidade”, conta Daniel Von Haydin, Ala-Armador de 22 anos, jogador do Brasília Cerrado, time profissional de basquete da capital e estudante do primeiro semestre de educação física do IESB.

Os outros esportes, também não ficaram atrás, com pouca tradição na cidade, o futsal e handebol conseguiram resultados expressivos no JUBS. O futsal do IESB, em parceria com o Brasília Futsal, conta com mais de 40 atletas, sendo que 19 desses são alunos e beneficiários do Bolsa-Atleta. Francisco de Assis, 29 anos, relata que é possível ter uma educação de qualidade sem abrir mão dos sonhos. “O IESB nos proporciona o melhor que uma instituição de ensino superior pode oferecer, sem distinguir quem possui bolsa e quem é pagante. Este é um dos motivos pelo qual indico que outros atletas busquem pelo Bolsa Atleta, além do incentivo que recebemos, sem precisar abrir mão dos nossos sonhos, e com a garantia de um ensino de qualidade”, revela o jogador.

Já o Handebol conquistou o 2° lugar na Copa Caldas Novas de Handebol, em julho deste ano. Ao longo do campeonato, os atletas conquistaram prêmios individuais, sendo dois deles de melhor jogador da partida, melhor goleiro da competição, melhor artilheiro e o título de melhor ataque. “Foi um resultado muito positivo, visto que não pudemos treinar o nosso coletivo antes da competição”, conta Luccas Hallysmann, aluno da instituição. “Na época, os treinos da equipe aconteciam de forma individual, mas, agora, para as duas competições que estão por vir, a equipe já voltou à prática presencial”, comemora.

Para saber mais sobre as Atléticas Estruturada e Caninos, basta ficar atento aos perfis nas redes sociais @caninosodonto e @atleticaestruturada.

Por Lukas Cortez

Mais notícias