Publicado em 8 de março de 2022
Estudantes do IESB compartilham suas experiências e destacam a importância do programa
As inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o processo seletivo do primeiro semestre de 2022 estarão abertas entre os dias 8 e 11 de março, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Pode concorrer ao Fies quem participou de uma ou mais edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, não tenha zerado a prova de redação e tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos.
Estudante de Psicologia no Centro Universitário IESB, Sarah Rozal de Souza Coimbra utilizou a nota do Enem para conseguir o FIES e reforça a importância do programa. “O FIES é uma oportunidade para as pessoas alcançarem seus objetivos. É de grande ajuda nas mensalidades e, por meio dele, está sendo possível fazer o curso que eu queria”, compartilha Sarah, que já está no terceiro semestre.
Aluna do curso de Direito no IESB, Glenda Castro de Oliveira ingressou na instituição em 2019 e vê no FIES um caminho válido para alcançar objetivos acadêmicos, além de possibilitar a inclusão de forma igualitária. “O FIES tem sido extremamente importante, principalmente para quem não tem condições financeiras para arcar com as mensalidades de forma integral. Com o FIES eu consigo estudar com mais tranquilidade, sem precisar me preocupar com a mensalidade em sua totalidade, pois consegui um percentual de financiamento excelente. Já estou no sexto semestre do curso de Direito e estagiando no TJDFT”, afirma a estudante ao compartilhar a sua experiência.
Para Glenda, o programa é fundamental para a realização de um sonho. “Direito é o curso que sempre quis e o FIES tem possibilitado essa realização. Meu coração é cheio de gratidão por isso. Sei que por meio desse curso posso ingressar na advocacia e até mesmo na magistratura, esse é o meu objetivo”, completa a estudante.
Saiba como conquistar o FIES para estudar no IESB
Para participar, basta o candidato fazer inscrição no próprio site do programa (http://portalfies.mec.gov.br/) e seguir o passo a passo, escolher o curso e o IESB, seguindo as regras do programa. Depois, o MEC faz a pré-seleção, de acordo com a nota de corte. Após o candidato ser pré-selecionado, ele deverá acessar a plataforma do SISFIES para finalizar o cadastro onde será informado o prazo para entrega da documentação na Instituição. Após finalização do cadastro, o candidato deverá realizar a pré-matrícula no portal do IESB. Após este procedimento e de posse do número de registro acadêmico, ele deverá acessar a plataforma aluno on-line> menu financeiro>Documentação FIES, para que a comissão possa analisar a documentação e validar no SISFIES.
Desconto Mérito IESB
No IESB há ainda outras oportunidades de bolsas e descontos. Quem fez o Enem desde 2010 ou recebeu o resultado deste ano pode usar a pontuação para ingressar no curso superior, ficando dispensado de fazer o vestibular. A oportunidade é válida para qualquer uma das três modalidades de ensino: presencial, ensino a distância (EAD) ou híbrido. Para isso, basta o candidato clicar no link e escolher a modalidade que ele quer estudar. E mais: para estimular o aluno que obtém notas boas no Enem, como benefício, o IESB oferece ainda o Desconto Mérito. Nele, os calouros conseguem descontos de até 63% nas mensalidades dos mais de 40 cursos presenciais de graduação, como Odontologia, Direito, Administração, Psicologia e outros.
IESB Parcelado
Além das facilidades do Desconto Mérito, há ainda o parcelamento próprio do IESB para cursos de graduação presencial: o I/E/S/B Parcelado. Com ele, o estudante paga apenas 50% das mensalidades durante o curso e o pagamento do saldo restante será depois da formatura. Para participar do programa não é preciso fiador e os juros são zero.
Para saber mais como utilizar a sua nota do Enem no IESB acesse: Centro Universitário IESB